Nesta sexta-feira, 27, o Ministério Público do Estado do Pará, representado pelos promotores de Justiça de Marabá, Mayanna Silva de Souza Queiroz (7ª PJ), José Alberto Grisi Dantas (6º PJ) e Josélia Leontina de Barros Lopes (8ª PJ), realizou reunião híbrida para tratar sobre a situação do fornecimento de água potável para o loteamento Cidade Jardim, localizado no município de Marabá.
Participaram da reunião presencialmente os representantes da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim (ASMOBCJ) e do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) da Prefeitura Municipal de Marabá. Virtualmente, participaram os representantes da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) e da empresa Buriti Empreendimentos, atual administradora do loteamento.
A situação vem sendo acompanhada diretamente pelo Ministério Público, que desde o ano de 2023 busca a resolução do problema junto à Prefeitura Municipal de Marabá e às empresas COSANPA e Buriti Empreendimentos.
Leia mais:O atual sistema vem sendo gerido pela empresa Buriti e Prefeitura Municipal de Marabá, todavia, está em negociação com a COSANPA para que a empresa assuma a prestação do serviço, intermediada pela Prefeitura Municipal de Marabá, entretanto as tratativas não trouxeram solução ao impasse.
“A empresa Buriti apresentou uma minuta de cessão do sistema de abastecimento de água para a COSANPA, que é responsável pelo serviço no município de Marabá, tendo sido prontamente aprovada pela ASMOBCJ, contudo a COSANPA solicitou novo prazo para realização de novo estudo técnico a fim de verificar a viabilidade do serviço. Propomos às duas empresas que apresentem uma proposta em nova reunião que será realizada no dia 4 de outubro de 2024”, esclarece a promotora de Justiça Mayanna Queiroz.