Esta última da fase de grupos do Parazão2024 foi excelente para o Águia de Marabá. Além de ter feito sua parte, vencendo o São Francisco por 1×0, o atual campeão paraense foi beneficiado com outros resultados. Vale dizer que esta foi a quarta rodada, mas a quinta foi antecipada.
Um dia antes do jogo do Águia, na quarta-feira (7), o Bragantino, que liderava o Grupo A com folga, perdeu por 2×1 para o Paysandu. Com isso, o Águia encostou na vice-liderança, com o mesmo número de pontos, perdendo apenas no saldo de gols.
Os outros jogos da quinta-feira (8) também foram tudo de bom. O Castanhal foi surpreendido em casa pelo Caeté e perdeu por 3×2. O time da “Cidade Modelo”, pelo menos por enquanto, não parece capaz de sair da incômoda situação de lanterna do campeonato, com apenas 2 pontos ganhos em cinco jogos, fruto de dois empates e três derrotas.
Leia mais:Já em Parauapebas, o Canaã também confirmou a má fase e ficou apenas no empate sem gols contra o Santa Rosa, somando apenas 3 pontos. Em cinco jogos foram apenas três empates e duas derrotas. Aliás, Canaã e Castanhal são as únicas equipes da competição que ainda não venceram.
Com isso, Bragantino e Águia lideram o Grupo A, com 6 pontos, enquanto Canaã e Castanhal amargam as última colocações, com 3 e 2 pontos respectivamente. Ou seja, existe um verdadeiro hiato entre os dois primeiros e os dois últimos da chave.
Vantagem pode aumentar
A próxima rodada pode ser ainda mais vantajosa para o Águia, caso o time marabaense saiba aproveitar a oportunidade. O Águia joga em casa, no Estádio Zinho Oliveira, às 20h de sexta-feira (16), diante de sua fanática torcida, contra o Caeté, que lidera o Grupo A. Uma vitória do Azulão o mantém pelo menos empatado em pontos na liderança do grupo.
Já o Bragantino recebe, em casa, o Santa Rosa, no domingo (18), às 15h30. A depender do resultado do Águia, o time de Bragança terá que vencer o jogo se quiser se manter na primeira posição.
Por outro lado, a situação do Canaã é dificílima. O “Falcão” viaja até Belém para jogar contra a Tuna, no domingo (18), às 10h da manhã. Detalhe: a Tuna está invicta no campeonato e vem de uma vitória sobre ninguém menos que o Clube do Remo, na casa do Leão.
Igualmente encrencado está o Castanhal, que jogará fora de casa, contra o Tapajós, às 16h de domingo (18).
Quando o assunto é classificação geral, o time de Marabá está em sétimo lugar. Ou seja, está na zona de classificação para o mata-mata, mas se terminar nessa posição, fatalmente pegará logo, de cara, Remo ou Paysandu. Por isso, a projeção da diretoria é que o time termine pelo menos entre os seis para evitar logo um choque contra os “grandes” e ter mais chances de chegar entre os quatro melhores, para depois pensar em um voo mais alto.
Análise e preparação
Após a vitória contra o São Francisco, o técnico Mathaus Sodré enalteceu a garra dos jogadores, que se dedicam ao extremo e, embora tenham feito um jogo não tão bom como foi contra o Santa Rosa, conseguiram segurar a peteca e garantir a vitória. “O mérito é todo deles”, resumiu o mister.
Ele também observou que nos últimos dias o ajuste do time foi feito mais na base da conversa do que de treinos, devido à falta de tempo. Porém, agora, o Águia terá praticamente uma semana para treinar, já que a partida contra o Caeté, no Estádio Zinho Oliveira, será somente às 20h da próxima sexta-feira (16).
E quando o treinador fala em uma semana cheia, é exatamente isso que ele quer dizer. Os jogadores tiveram folga somente nesta sexta-feira (9). A reapresentação do grupo acontece neste sábado (10) e está previsto um jogo-treino no Zinho Oliveira, às 9h30, utilizando prioritariamente o time reserva contra o Gavião Kyikatêjê.
(Chagas Filho)