Correio de Carajás

Repórter Correio

Emergência

O governo do Pará decretou situação de emergência por causa das chuvas intensas que atingem cidades das regiões do Araguaia, Carajás, Lago do Tucuruí, Tapajós e Baixo Amazonas. Ao menos 17 municípios já registram algum tipo de prejuízo por conta da chuva ou das cheias e foram listadas no decreto estadual. No total são 55.022 pessoas afetadas, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Destes, são 1.368 desabrigados e 14.244 desalojados.

Emergência

Leia mais:

No Pará, Marabá e mais sete municípios decretaram emergência até então, são eles: Aveiro, Rurópolis, São João do Araguaia, Itupiranga, Pau d’Arco, Bom Jesus do Tocantins e Trairão. A cidade onde a situação está mais grave é realmente Marabá, com mais de 2,8 mil famílias atingidas. O nível do Rio Tocantins fechou o dia ontem com exatos 13 metros acima do normal. As cheias começaram a afetar a cidade ainda em dezembro. No início deste mês, a prefeitura decretou situação de emergência.

Alento?

Um vídeo circulou ontem nas redes sociais com mensagem do superintendente de Defesa Civil do município de Imperatriz (MA), Josiano Galvão, informando que o nível do Rio Tocantins começou a abaixar naquela cidade, variando de 10,75 metros no domingo para 10,69 ontem. Foi o primeiro recuo do rio em três semanas. Segundo ele, a previsão de volume de vazão na barragem do Estreito (MA) também é menor. Para muitos a interpretação é de que é uma boa notícia para Marabá. De outro lado é preciso destacar que aqui o Tocantins passa acrescido do Rio Araguaia, que desagua nele em São João do Araguaia, bacia que também está em período de cheia.

Correios

Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste. Além disso, em 420 cidades haverá a redução dos valores praticados a partir do próximo dia 31.

Internet

De acordo com os Correios, a mudança no comportamento do consumidor, com o aumento das compras feitas pela internet, impulsionadas também pela pandemia, fizeram os Correios registrarem um aumento de 40% no volume de encomendas em relação ao ano anterior. “Medidas como a redução de prazos de entrega nos principais trechos do país, a criação de produtos específicos para o comércio eletrônico e a diversificação de canais de atendimento levaram os Correios a projetar um novo recorde de lucro para 2021 [que será divulgado em breve]”, informou a estatal.

Balcão único

A partir deste mês, empreendedores de 11 estados poderão abrir uma empresa sem sair de casa, apenas preenchendo um formulário digital. Ao longo de janeiro, o Balcão Único passa a estar disponível nas Juntas Comerciais de Alagoas, do Espírito Santo, de Goiás, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e de Tocantins. Na semana passada, a tecnologia foi implementada pelas Juntas Comerciais do Maranhão, do Paraná, do Piauí e de Rondônia. Com a expansão, o número de unidades da Federação beneficiados pelo Balcão Único aumenta para 17. A ferramenta já estava disponível aqui no Pará, na Bahia, no Distrito Federal, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Balcão único II

O Balcão Único unifica os dados entre os órgãos da União, dos estados e dos municípios para a abertura de empresas. Segundo o Ministério da Economia, que desenvolveu o projeto, a solução reduz a burocracia na abertura de empresas, ao permitir que o empreendedor evite deslocamentos e envie os documentos para um único lugar.

Armado

Motorista parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Nova Marabá no último dia 14 recebeu voz de prisão. Motivo: ele tinha em seu poder uma arma de fogo (pistola TH40) para a qual não possuía porte. O armamento foi achado dentro do veículo, uma caminhonete Nissan Frontier.

Expandindo

Um dos maiores comerciantes do ramo de peças para motocicletas em Marabá, Pércio Pianho inaugurou nesta segunda-feira (17) uma filial da JJ Moto Peças em Parauapebas.

Petróleo

A Petrobras atingiu recorde anual de produção no pré-sal em 2021, ao alcançar 1,95 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed). Esse volume corresponde a 70% da produção total da companhia, que foi de 2,77 milhões de boed no ano passado. O recorde anterior foi em 2020, quando atingiu a marca de 1,86 milhão de barris de óleo equivalente por dia, representando 66% da produção total da empresa

Vacinação

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou nesta segunda-feira, 17, a 162.210.686, o equivalente a 75,51% da população total. Nas últimas 24 horas, 165.646 pessoas receberam a primeira dose da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.