Correio de Carajás

Repórter Correio

Balizar o Agro

O Pará passou a contar desde o dia 7 com um Boletim Agropecuário do Estado, sob assinatura da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) em auxílio ao agronegócio. O programa oferece um diagnóstico do setor agropecuário no plano estadual e municipal, considerando os principais indicadores disponíveis sobre o segmento agrícola e pecuário. O estudo será disponibilizado ao público e divulgado no site da Fapespa visando fortalecer e aprimorar a integração, o gerenciamento, o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico para o setor agropecuário.

Balizar o Agro II

Leia mais:

O Boletim Agropecuário do Estado do Pará ainda reúne dados da quantidade produzida dos cultivos agrícolas, assim como as taxas de produtividade e valores da produção. O programa analisa o setor agropecuário paraense sob a ótica dos níveis de empregabilidade, dos investimentos disponibilizados pelas linhas de créditos rurais e pelos níveis de comercialização externa. Dessa forma, é efetuada uma leitura geral das informações transversais ao setor agropecuário estadual.

Destaque nacional

É importante ressaltar que o setor agropecuário do Pará passa por um momento positivo no cenário nacional, que se deve ao grau de importância de alguns dos produtos cultivados e produzidos em larga escala no estado e possuem destaque na economia nacional, tendo como exemplo o dendê, o açaí, o abacaxi, o cacau, a pimenta-do-reino e a mandioca. Soma-se a isso o gado paraense, que está entre os três maiores rebanhos do país. Desse modo, essa configuração caracteriza o estado como a fronteira agrícola da Amazônia a ser consolidada.

Vacinação

O Pará recebeu, na manhã desta quarta-feira (08), no Aeroporto Internacional de Belém, mais 191.340 doses das vacinas Pfizer e Janssen, sendo 171.990 e 19.350 respectivamente. Até o momento, o Estado já recebeu 13.290.615 doses de imunizantes, distribuídos entre Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen.

Busca ativa

A Sespa tem recomendado aos municípios com baixo índice de vacinação que realizem busca ativa principalmente entre as pessoas que não tomaram nenhuma dose. Com a chegada de mais doses, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, acredita que será possível avançar ainda mais no processo de imunização.

Causou revolta

O vereador Antônio Bezerra Franco (PSB), conhecido como Cangaia, de Tucumã, a 940 quilômetros de distância de Belém, no Pará, sugeriu que cães e gatos em situação de rua fossem examinados e enviados aos zoológicos como alimento para leões e onças. A fala foi proferida em sessão ordinária sobre proteção animal na Câmara dos Vereadores, no dia 25 de novembro.

Causou revolta II

Nas imagens divulgadas pelas redes sociais, é possível ouvir alguém questionando se a sugestão do vereador é matar os cachorros, ele responde que sim. “É, ué. Leva para o zoológico, faz exame e aí lá eles comem, o leão e onça”, disse o parlamentar. A sessão tinha como pauta um projeto de lei apresentado pela vereadora Davina Rodrigues (MDB) que propõe a destinação de R$ 40 mil anualmente para animais em situação de rua na cidade.

Pau D’arco

O Ministério Público Estadual determinou o cancelamento de festa do 29º aniversário do município de Pau D’arco. A proibição ocorreu em virtude do aumento de casos de covid-19 no sul do Pará. O prefeito Fredson Pereira acatou e cancelou o grande evento que estava projetado para o dia 11, com atrações musicais, distribuição de valiosos prêmios, bolo de aniversário e outras surpresas promovidas pela Prefeitura Municipal.

Restrito

Apesar disso, Fredson Pereira também avisou que devido a confirmação da visita do governador Helder Barbalho no dia 11, deverá realizar uma solenidade com número restrito de pessoas e protocolos sanitários, para marcar a recepção ao mandatário e o aniversário do Município. Será inaugurado o Hospital Municipal Antônia Pereira Cavalcante.

Balanço do ano

A Câmara Municipal de Marabá convidou profissionais de imprensa da cidade para um café da manhã neste dia 10 de dezembro, às 10 horas, na sala da Presidência. Segundo o convite, a oportunidade é para um congraçamento com os jornalistas que cobrem o dia a dia da casa e uma entrevista na qual o presidente Pedrinho Correia vai promover um balanço dos trabalhos do Legislativo este ano.