Volta do Legislativo
A Câmara Municipal de Marabá terá a abertura do seu ano legislativo na próxima terça-feira (24), ou seja, o retorno dos trabalhos em plenário. Será uma sessão ordinária e, com certeza, muitos assuntos aguardam aquele poder, após este período de virada de ano.
Minério ilegal
Leia mais:A Polícia Federal desarticulou um esquema que movimentou cerca de R$ 400 milhões com minério ilegal durante a Operação Trono de Ferro. Segundo as investigações, a organização criminosa explorava e comercializava cassiterita extraída de garimpos clandestinos no Amapá, Roraima e até na Venezuela, usando permissões de lavra fraudulentas, notas fiscais falsas e empresas de fachada para “esquentar” o produto.
Minério ilegal
Foram cumpridos 35 mandados judiciais, incluindo 9 prisões preventivas, além do bloqueio de aproximadamente R$ 405 milhões em bens e ativos. Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e usurpação de bem da União.
Sul do Pará
Uma balsa usada para a captação de água afundou parcialmente no Rio Araguaia e deixou o município de Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, sem abastecimento de água na quinta-feira (19) e nesta sexta (20). Moradores relatam que, pela segunda vez nos últimos dois meses, passaram pelo transtorno de ficar sem água nas torneiras. Alguns bairros seguiam sem água nesta sexta. A empresa responsável pelo abastecimento informou que o problema está sendo resolvido gradativamente e uma nova balsa deve ser construída. O prazo para que ela esteja funcionando não foi informado.
Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou na quinta-feira (19) o julgamento que manteve a cassação do mandato do senador Beto Faro (PT), decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), e determinou que o caso seja reanalisado pela Corte estadual. Beto Faro teve o mandato cassado pelo TRE-PA em maio de 2025. E, em outubro do mesmo ano, o tribunal rejeitou um recurso apresentado pela defesa e manteve a decisão sobre a cassação. A defesa do senador recorreu ao TSE e ao analisar o pedido, o ministro André Mendonça entendeu, que o julgamento que confirmou a cassação ocorreu de forma irregular.
Eleitoral II
No documento, em vez de analisar o mérito da ação, o ministro decidiu que essa etapa do processo precisa ser refeita no TRE-PA antes que o caso volte a ser examinado pelo TSE. Com isso, o julgamento do TRE- PA que manteve a cassação foi anulado, e o tribunal regional do Pará deverá realizar uma nova análise do recurso apresentado pela defesa do senador. Somente após essa decisão é que o processo poderá retornar ao TSE.
Eleitoral III
Os julgamentos do TRE-PA, que cassaram o mandato do senador, apontam supostas práticas de abuso de poder econômico, corrupção, assédio eleitoral e captação ilícita de votos durante as Eleições de 2022. Em nota, a assessoria do senador informou que “a decisão do ministro André Mendonça recoloca o processo em seu devido eixo jurídico e afasta, ao menos por ora, uma solução construída sob controvérsia procedimental”.
Em voo
Um garimpeiro identificado como Risonildo Pereira da Silva, de 32 anos, natural de Monte Alegre, foi morto a tiro durante um voo entre a comunidade de Crepurizão e o município de Itaituba, no sudoeste do Pará, na quarta-feira (18). O caso é investigado pela Polícia Civil do Pará como latrocínio, roubo seguido de morte. De acordo com informações preliminares, quando a aeronave se aproximava de Itaituba, um dos passageiros anunciou o assalto com o objetivo de roubar a carga de ouro transportada na aeronave.
Em voo II
Durante a ação criminosa, o suspeito efetuou um disparo dentro do avião, atingindo Risonildo, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda durante o trajeto. A aeronave, de pequeno porte, foi obrigada a realizar um pouso forçado em uma pista conhecida como “Pista do Peralta”, localizada a cerca de 15 a 17 quilômetros da área urbana de Itaituba, nas proximidades da região da Maloquinha. Segundo testemunhas, após o pouso, o criminoso teria amarrado o piloto e duas passageiras e fugido em direção à mata.