Correio de Carajás

Repórter Correio

Folga no Carnaval

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Marabá e Sul do Pará (Sindecomar) comunicou oficialmente as datas de celebração do Dia do Comerciário em 2026, que coincidirá com o período de Carnaval. A entidade definiu que a folga para os trabalhadores do setor será dividida de acordo com o ramo de atividade, garantindo o descanso da categoria e estabelecendo as diretrizes para os empregadores da base territorial de Marabá.

Folga no Carnaval II

Leia mais:

Conforme o comunicado, o feriado para os trabalhadores do comércio varejista e atacadista será de dois dias, ocorrendo na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 16 e 17 de fevereiro. Já para os empregados do ramo de gêneros alimentícios, como supermercados e afins, a comemoração do Dia do Comerciário será concentrada em um único dia, exclusivamente na segunda-feira, 16 de fevereiro.

Folga no Carnaval III

O Sindecomar reforça que os empregadores de todos os segmentos do comércio de Marabá têm a obrigação de liberar seus colaboradores do trabalho nas datas estipuladas. O descumprimento desta determinação sujeitará as empresas à aplicação de multa, conforme previsto nas Cláusulas Quadragésima Terceira e Quadragésima Quinta das Convenções Coletivas de Trabalho vigentes, que regem a relação entre empregados e empregadores do setor.

Fazenda invadida

Os dois filhos do falecido ex-prefeito de Parauapebas Faisal Zalmen, Jihane Mesquita Salmen Hussain e Faisal Mesquita Salmen, publicaram um vídeo nas redes sociais para falar do drama que estão vivendo com a invasão da Fazenda Princesa, hoje no espólio. Eles destacam como grave a invasão da propriedade e afirmam que os invasores dizem pertencer ao grupo FNL. O pedido judicial de reintegração de posse foi respondido pela Justiça, neste primeiro momento, com a marcação de uma audiência que está agendada para esta semana, no dia 12 de fevereiro.

Aprendizagem

Na tarde desta segunda-feira (9), o Sesc de Marabá foi palco da aula inaugural de uma nova turma do Programa de Aprendizagem de Qualificação Profissional, uma iniciativa do Senac que visa transformar o futuro de aproximadamente 140 jovens. Os novos aprendizes darão o primeiro passo em uma jornada que combina teoria e prática, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Durante o programa, os participantes exercerão atividades remuneradas no comércio local, ao mesmo tempo em que recebem uma sólida formação teórica nas salas de aula do Senac, garantindo uma qualificação completa e integrada.

Aprendizagem II

O programa tem um forte apelo social, sendo direcionado a jovens de baixa renda que buscam uma oportunidade de inserção profissional. Ao longo de um ano, eles são contratados, recebem remuneração e adquirem experiência prática, o que representa um passo fundamental para a construção de uma carreira sólida. Mais do que apenas qualificar, a iniciativa desempenha um papel crucial no combate ao trabalho infantil, oferecendo uma alternativa digna e estruturada que proporciona não apenas um ofício, mas também a perspectiva de um futuro promissor para a juventude de Marabá.

Ibama

Um avião e maquinários pesados foram destruídos em uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal (PF), para combater a prática de garimpo ilegal na divisa entre os Estados do Pará e do Amapá, entre os dias 3 e 8 de fevereiro. A operação também apreendeu 217,5 gramas de ouro. Os agentes estavam na Estação Ecológica (ESEC) do Jari e na Floresta Estadual do Paru, onde a exploração minerária é ilegal. No local, 43 mil litros de combustível também foram apreendidos.

Ibama II

A ofensiva dos órgãos de proteção e segurança ocorreu na região conhecida como Floresta dos Angelins Vermelhos Gigantes, considerada uma das áreas com algumas das maiores árvores da Amazônia. O espaço tem sofrido crescente pressão do garimpo ilegal, com 41 alertas de ocorrência já registrados em 2026, o que motivou a intensificação da fiscalização. A concentração dos esforços ocorreu nas rotas de suprimento que abastecem o garimpo, como em aeródromos e portos de Tapeoara e Itacara, pontos cruciais para o transporte de máquinas e mantimentos.