Correio de Carajás

Repórter Correio

Eleitoral

O ano de 2026 será marcado por mais uma grande mobilização democrática no Brasil, com a realização das eleições gerais em 4 de outubro. Nestas eleições, os brasileiros irão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Com a proximidade do pleito, é fundamental que eleitores e, principalmente, pré-candidatos, estejam atentos às datas e regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleitoral II

Leia mais:

Um dos pontos importantes para quem vai concorrer a um cargo eletivo e atualmente ocupa uma função pública é o prazo de desincompatibilização. Prevista na Lei de Inelegibilidades, a regra exige que o pré-candidato se afaste de seu cargo atual para poder disputar a eleição. O objetivo é evitar o uso da máquina pública em benefício próprio, garantindo um equilíbrio na disputa e prevenindo o abuso de poder político e econômico.

Eleitoral III

Os prazos variam conforme o cargo ocupado e o cargo almejado. Para a maioria dos cargos majoritários (presidente, governador, senador e prefeito) e para cargos de alto escalão no serviço público, como ministros, secretários de estado e presidentes de estatais, o prazo de desincompatibilização é de seis meses antes da eleição. Isso significa que, para as eleições de 2026, esses pré-candidatos deverão deixar seus postos até o início de abril.

Desincompatibilização

É o que acontecerá aqui no Pará, por exemplo, onde o atual mandatário, governador Helder Barbalho (MDB), pré-candidato ao Senado Federal, terá de renunciar ao mandato em abril e focar apenas na sua candidatura. O governo deverá ser assumido, portanto, pela vice Hana Ghassan. Já ela, para concorrer a governadora, uma vez que é pré-candidata, não precisará renunciar, beneficiada pelas regras de reeleição.

Datas

Além da desincompatibilização, outras datas são cruciais. As convenções partidárias, onde os candidatos são oficialmente escolhidos, ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. O registro das candidaturas na Justiça Eleitoral deve ser feito até 15 de agosto, e a propaganda eleitoral, tanto nas ruas quanto na internet, tem início no dia seguinte, 16 de agosto. Para os eleitores, o prazo final para regularizar o título ou solicitar a primeira via é 6 de maio. Ficar atento a este cronograma é essencial para garantir a plena participação no processo democrático.

Literatura

Morreu nesta segunda-feira (2) a escritora e contadora de histórias paraense Heliana Barriga, conhecida por suas obras voltadas ao público infantil. Em 2023, a autora foi homenageada na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro, em reconhecimento à sua trajetória na literatura. Natural de Castanhal, Heliana dedicou mais de 40 anos à escrita, principalmente para o público infantil, mas suas obras também conquistaram leitores de outras faixas etárias. Com narrativas envolventes, despertava o imaginário de crianças e adultos que se aventuravam por seus livros.

Literatura II

Ao longo da carreira, Heliana Barriga publicou mais de 60 obras, abordando temas como consciência ecológica, valorização da Amazônia e elementos do imaginário regional. Sua trajetória deixa um legado importante para a literatura paraense e para a formação de novos leitores.

Ex-vereador

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras do Pará Josiel de Jesus Araújo foi morto durante um latrocínio, roubo seguido de morte, dentro de um supermercado em Belém, no Estado do Pará. O crime aconteceu no último sábado, 31 de janeiro, na avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Verde. Segundo informações da Polícia Militar (PM), Josiel estava próximo ao próprio veículo, no estacionamento do estabelecimento, quando foi abordado por dois assaltantes.

Ex-vereador II

Testemunhas relataram que a vítima tentou reagir à ação criminosa e acabou sendo baleada por um dos suspeitos. Após os disparos, os criminosos fugiram do local. Josiel chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a Câmara Municipal destacou a atuação de Josiel Araújo à frente do Legislativo municipal, onde presidiu a Casa durante o mandato de vereador entre 2021 e 2024. Nas eleições municipais de 2024, ele foi candidato a vice-prefeito do município.