Câmara em ação
Mesmo em período de recesso, a Câmara Municipal de Marabá esteve representada esta semana pelo presidente Ilker Moraes e pelas também vereadoras Vanda Américo (1ª secretária) e Dra. Cristina Mutran (3ª secretária) numa visita às obras de pavimentação de ruas das Folhas 6 e 13, além dos bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida, na Nova Marabá. Todas essas localidades estão sendo beneficiadas com calçamento que é fruto de recurso da mineradora Vale, após a CPI do Salobo.
Câmara em ação II
Leia mais:Diante dos levantamentos feitos pela Câmara, com a CPI, a Vale firmou compromisso de novas compensações financeiras com o Município e o calçamento está nesse acordo. Durante a vistoria, os parlamentares conversaram com moradores, trabalhadores e empreiteiro, ouvindo a comunidade e acompanhando de perto a execução dos serviços. Ao todo, mais de 30 quilômetros de asfalto serão implantados na área urbana e zona rural de Marabá.
Advogados
A Escola Superior de Advocacia do Pará (ESA-PA), em parceria com a Delegacia Regional de Marabá, promoverá no próximo dia 3 de fevereiro uma imersão presencial voltada para advogados que buscam aprimorar suas estratégias de crescimento, organização e posicionamento profissional. O curso, intitulado “Gestão, Escala e Marketing Jurídico”, será realizado na Universidade Anhanguera, das 08h às 18h15.
Advogados II
A capacitação será ministrada pelo renomado advogado Euro Júnior, profissional com 18 anos de experiência e atuação internacional, com escritórios em quatro países. Com um currículo que inclui passagens como ex-Corregedor Federal e ex-Superintendente Nacional de Armazenagem da CONAB, Euro Júnior se especializou como professor de Gestão e Escala para donos de escritórios de advocacia, acumulando mais de 40 mil alunos em sua trajetória.
Inscrições
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas através do link disponibilizado nas redes sociais e canais oficiais da ESA-PA. A iniciativa visa descentralizar a oferta de educação continuada de alto nível, levando oportunidades de desenvolvimento profissional para a advocacia do interior do estado.
Doença de Chagas
Após registrar quatro mortes e cerca de 14 casos vinculados à doença de chagas em janeiro, o Ministério da Saúde mudou a classificação para surto, por causa do aumento no número de ocorrências da doença em Ananindeua, no Pará. As mortes ocorridas este mês, entre elas, a de uma menina de 11 anos, já superam o número total somado dos últimos cinco anos na cidade. Já o número de casos supera em 30% os notificados no mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2025 foram registrados 45 casos e 26 deles foram confirmados em dezembro.
Doença de Chagas II
A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue os protocolos do Ministério da Saúde, com apoio técnico do Instituto Evandro Chagas, e que monitora outros 40 casos suspeitos. De acordo com a prefeitura de Ananindeua, cerca de 200 agentes comunitários percorrem moradias de porta em porta, reforçando orientações de saúde. No bairro Cidade Nova, cerca de duas mil famílias receberam os agentes.
Belém-Brasília
Um ônibus que saiu de Goiânia (GO) com destino ao município de São Félix do Xingu (PA) se envolveu em um grave acidente na tarde de terça-feira (27), ao sofrer uma saída de pista seguida de tombamento na BR-153. O acidente ocorreu por volta das 16h30, em um trecho da rodovia próximo ao trevo do distrito de Interlândia, no estado de Goiás. No veículo estavam 26 passageiros e dois motoristas.
Belém-Brasília II
De acordo com as informações apuradas no local, cinco pessoas ficaram feridas, todas com lesões leves. As vítimas receberam atendimento ainda na rodovia e, em seguida, foram encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar do município de Anápolis (GO). Equipes de resgate e segurança atuaram rapidamente na ocorrência. Ao todo, quatro equipes com 12 militares trabalharam no atendimento às vítimas e na organização do tráfego. Após a conclusão dos procedimentos necessários, a pista foi liberada e o fluxo de veículos na região segue normalmente.