Correio de Carajás

Repórter Correio

De mal a pior

O ano nem acabou e o governo Toni Cunha vai tendo novas baixas seu governo, por barbeiragem na condução da Prefeitura de Marabá. O prefeito colocou um estreante em gestão pública no comando de uma das principais secretarias a de Agricultura (Seagri) e todos os programas da pasta desandaram. Boa parte do problema partiu do próprio prefeito que largou o secretário Hiron Pereira Farias sem qualquer suporte e, quando a conta chegou, ou seja, a pressão política, a cabeça que rolou foi a dele.

De mal a pior II

Leia mais:

O CORREIO, em sua edição desta quinta-feira (17) publica detalhadamente todo o desmonte operacional que a Seagri sofreu ao longo de 2025, largando agricultores na zona rural à própria sorte enquanto a secretaria tinha dinheiro em caixa e maquinário parado, que poderia e deveria estar em ação.

Político

A conversa de bastidores, aliás, é de que Toni irá entregar a Seagri a aliado político, no caso o ex-vereador Alecio Stringari, pai da vereadora Maiana Stringari. Tal conversa já rolava antes da queda de Hiron Pereira, o que denota que ele possa ter sido “fritado” no cargo. Enquanto isso, o prefeito nomeou um interino para a função, conforme o que versa a própria portaria publicada ontem (17).

Belém-Brasília

A nova ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, lingando o Maranhão e o Tocantins, já tem data para inauguração. Será na segunda-feira, 22 de dezembro, dois dias depois da data prometida pelo Dnit. A ponte já está pronta, com iluminação, asfalto, grades de proteção, mas ainda vai passar pelo teste de carga. Ontem ainda estava em andamento a construção do aterro das cabeceiras.

Ministro caiu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (17), a saída do paraense Celso Sabino do Ministério do Turismo. A decisão acontece após a expulsão de Sabino do partido União Brasil no início de dezembro. O União Brasil havia decidido desembarcar do governo petista. Celso Sabino, contudo, optou por permanecer no cargo. Estas informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo. A vaga de Sabino deverá ser preenchida por Gustavo Damião. Ele é filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). Gustavo Damião foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

Mensagem

De outro lado, Celso Sabino fez postagem promovendo um balanço da sua passagem pelo ministério e dizendo que o turismo brasileiro vive hoje em “um novo patamar, nunca antes atingido, tendo alcançado recordes que colocam o setor sob um novo olhar do ponto de vista econômico e social”. Também se disse orgulhoso de ter servido ao país nessa importante pasta e que o compromisso era de ficar até o final da COP-30, cuidando que tudo desse certo no evento realizado em Belém. Ele também reafirmou que é pré-candidato ao Senado Federal.

Orçamento do Pará

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que estima a receita e fixa a despesa estadual em R$ 54,249 bilhões no próximo ano. A proposta, de iniciativa do Poder Executivo, é uma das maiores da história do Pará e foi votada após análise da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e amplo debate em plenário.

Orçamento do Pará II

Ao longo da tramitação, foram apresentadas 335 emendas, das quais 42 foram incorporadas ao texto final — três do Executivo e 38 de parlamentares. O relator e presidente da CFFO, deputado Chamonzinho (MDB), ressaltou o rigor técnico da análise e o equilíbrio político da proposta aprovada, destacando que o orçamento fortalece investimentos em áreas prioritárias e cria bases para o crescimento socioeconômico do Estado. “Aproveito para parabenizar nosso presidente, deputado Chicão, e para agradecer a todos os meus pares parlamentares por mais um ano abençoado de muito trabalho e conquistas para o povo do Pará. Agradeço, igualmente, a toda minha equipe de gabinete”, disse Chamonzinho, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).

Campanha do comércio

Segue a todo vapor a campanha “Um Sonho de Natal”, realizada pela ACIM, por meio do CONJOVE, e que tem muitos prêmios e sorteios. Mais do que movimentar o comércio e premiar consumidores, a campanha tem um propósito ainda maior: amenizar a carência de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, levando alimento, dignidade e um pouco de tranquilidade à mesa neste fim de ano.