Correio de Carajás

Repórter Correio

Emendas

Importante instrumento de ação dos vereadores em Marabá, as emendas impositivas, que representam 3% da arrecadação do Município, são hoje fundamentais para a manutenção de uma série de atendimentos, carreados diretamente pelos edis a instituições. São atendimentos de saúde, fisioterapias e fomento ao esporte. Tal possibilidade, da atenção direta a comunidade, incomoda em muito ao prefeito da vez, Toni Cunha, que tentou, ainda na transição, no passado, convencer os vereadores a extinguirem as emendas ou a diminuírem o montante.

Emendas II

Leia mais:

Pois bem. Ontem (5) surgiu a informação sobre a recomendação direta do procurador-Geral de Justiça do Pará, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho, para que a Prefeitura de Marabá suspenda o pagamento de emendas impositivas, algo que não passou pelos promotores de Justiça locais. Municípios como Parauapebas e Canaã dos Carajás, que também contam com esse artifício, não foram lembrados pelo MPPA nessa movimentação.

Reação

A Câmara de Marabá vai aguardar a manifestação oficial da Prefeitura sobre acatar ou não à recomendação. O prefeito, por seu turno, já foi visto nas redes sociais, com as ironias de praxe e fazendo de conta que não está feliz com essa postura do MPPA. Disse que a solução “será conversada”, mas não detalhou como. Já o presidente da CMM, Ilker Moraes, convocou seus colegas vereadores para uma reunião sobre o tema na Câmara nesta sexta-feira (7).

Crime organizado

A Polícia Federal, no Pará, enviou ao governo um comunicado com “alertas recentes de potenciais ataques a agentes de segurança pública por parte de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, com ênfase na Região Metropolitana de Belém”. O ofício, enviado antes da megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro, orienta que policiais mantém “elevado nível de atenção e cautela”, assim como sugere evitar “percursos, locais ou situações que possam aumentar risco e vulnerabilidade dos agentes”.

Crime organizado II

A superintendência pede ainda que situações suspeitas ou de risco à integridade dos policiais sejam informadas ao setor de Inteligência Policial. A informação foi compartilhada com unidades ligadas à Superintendência Regional da PF para “conhecimento e observância”; às Delegacias Descentralizadas para avisar aos agentes em missão no estado e à Diretoria de Proteção à Pessoa da Polícia Federal para medidas cabíveis e orientações aos policiais destacados para seguranças da Cop30.

Banco

Um funcionário do Banco do Brasil (BB) foi preso pela Polícia Federal (PF) pela prática dos crimes de invasão de dispositivo de informática e fraude eletrônica em uma agência do BB no bairro do Caju, na zona portuária Rio de Janeiro. A prisão em flagrante ocorreu na terça-feira (4). Ele foi flagrado ao utilizar um software malicioso em um computador da instituição financeira com o objetivo de obter dados e informações de clientes, inclusive de gerentes.

Carajás

Um caminhão fora de estrada autônomo da Vale colidiu e esmagou uma caminhonete Hilux na Mina de Carajás, em Parauapebas (PA). O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira (3). Segundo informações do site Gazeta Carajás, o operador de apoio assumiu o controle manual do veículo durante uma manobra para sair da praça de carregamento, quando acabou atingindo a caminhonete que estava estacionada no acesso.

Carajás II

Apesar da destruição do veículo, o incidente causou apenas danos materiais, sem registro de feridos. A empresa informou que a “segurança real está em análise” e que o potencial do evento foi classificado como significativo. Como medida imediata, foi realizada uma parada geral de segurança com as equipes de operação.

Delegação da China

A delegação chinesa chegou a Belém para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) com 300 integrantes. O grupo está hospedado em um hotel localizado no bairro de Nazaré, na capital paraense. A China deve ter uma das maiores delegações na COP 30, segundo o governado do Pará. Por outro lado, os Estados Unidos não confirmaram envio de autoridades para o evento no Brasil. Além dos chineses, representantes da delegação da Espanha também estão hospedados no mesmo hotel, segundo a Polícia Federal. A União Europeia também chegou na cidade.