Tucuruí
Prefeito Alexandre Siqueira postou vídeo ontem (24) em suas redes sociais, mostrando que estava assinando efetivamente o contrato com as novas empresas que irão assumir o transporte coletivo em Tucuruí. Foi uma resposta dele a problema recente com a concessionária anterior, que não estava atendendo a contento a população. O próximo passo é a publicação no Diário Oficial, mas o prefeito já marcou data para os ônibus estarem rodando pelas ruas de Tucuruí: 3 de novembro.
Eleitoral
Leia mais:O Tribunal Regional Eleitoral do Pará rejeitou, na quarta-feira (22), o recurso apresentado pelo ex-deputado federal Wladimir Costa e manteve, de forma unânime, sua condenação por violência política de gênero e extorsão contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB).
Eleitoral II
Os embargos de declaração interpostos pela defesa foram considerados protelatórios, e o colegiado decidiu aplicar uma multa ao ex-parlamentar por entender que o recurso teve apenas o objetivo de adiar o cumprimento da decisão anterior. Com o resultado, Wladimir Costa permanece condenado e inelegível, conforme a Lei da Ficha Limpa.
Referência agro
Figura respeitada no agro da região, Geraldo Jota, ou Capota, como é tratado pelos amigos, era visto na vila Cruzeiro do Sul, na noite da última quinta-feira (24), “cantando” um leilão de gado da Associação Sul Paraense de Pecuaristas.
Expoec
Por falar em agro, está acontecendo desde o dia 23 e segue até o dia 26 de outubro a XXI Exposição Agropecuária de Eldorado do Carajás (Expoec). O evento tem lugar no Parque de Exposição local, à margem da BR-155, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais.
Pela orla
Um dos principais dirigentes do grupo Líder, Oscar Rodrigues era visto pela orla de Marabá na noite de 23 de outubro, acompanhado de seus gerentes e chefes de setor do supermercado e do Magazan aqui na cidade. Aproveitou e gravou um vídeo para suas redes sociais, enaltecendo a cidade e dizendo que quem nunca veio aqui pelo interior não pode se considerar um verdadeiro paraense.
Supremo
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na quinta-feira (23), para considerar válida a nomeação de parentes de autoridades nos comandos de secretarias municipais e estaduais ou ministérios, os chamados cargos políticos, na administração. A nomeação será válida desde que o escolhido preencha os requisitos previstos em lei. Os ministros analisam, no plenário, um recurso que discute se a prática poderia configurar nepotismo, conduta proibida pela Constituição.
Supremo II
O caso analisado envolve uma lei municipal de Tupã (SP), mas o tema tem repercussão geral, ou seja, a decisão do Supremo será aplicada em processos que tratam do mesmo tema nas instâncias inferiores da Justiça. Já há maioria no sentido de que não há nepotismo nesse caso. O julgamento, no entanto, ainda não foi concluído – será retomado na próxima semana, quando os demais ministros devem apresentar seus votos e será elaborada a tese, ou seja, o resumo que vai guiar a aplicação da decisão na Justiça.
Araguaína
Município tocantinense que tem grande ligação com Marabá e com o Pará, Araguaína voltou a ter voo comercial regular, atendida pela Gol Linhas Aéreas. Com isso, a cidade voltou ao mapa da malha aérea brasileira. O primeiro voo ocorreu esta semana e faz parte da rota Brasília-Palmas-Araguaína, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. O primeiro voo, operado por um Boeing, chegou lotado ao aeroporto local.
Castanha
Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam 32 toneladas de castanha de caju em Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará. A apreensão ocorreu na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Gurupi. De acordo com os fiscais, a mercadoria era transportada em dois veículos, e as notas fiscais apresentadas pelos condutores indicavam valores abaixo do instituído pelo Boletim de Preços Mínimos da Sefa. O coordenador da unidade, Gustavo Bozola disse que foi calculado um valor menor de ICMS a ser recolhido.
Castanha II
A carga, com origem em Capitão Poço (PA) e destino a Serra do Mel (RN), teve o valor reajustado para R$ 159.680,00. Dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs) foram emitidos, totalizando R$ 34.490,88 em multas e impostos devidos.