Correio de Carajás

Repórter Correio

Dança das cadeiras

Como amplamente divulgado e confirmado ontem pela Justiça Eleitoral, em nova totalização dos votos da Eleição de 2024 em Marabá, Marcos Paulo da Agricultura (PDT) assumirá como vereador na Câmara Municipal. Ele herda a vaga deixada por Miterran Feitosa, depois que o partido deste, o Republicanos, teve os votos cassados e invalidados. Nenhum partido político enviou representantes ao cartório da 23ª Zona Eleitoral (ZE), embora tenham sido convidados. O próprio Marcos Paulo acompanhou de casa, tendo sido informado por telefone, sobre o resultado. Não houve surpresa.

Dança das cadeiras II

Leia mais:

Marcos Paulo irá estrear como vereador, tendo alcançado 2.342 votos nas urnas. Ele é servidor público do quadro do município e terá de formalizar o seu afastamento junto à Secretaria de Administração (Semad). Somente nesta terça-feira (14) é que ele deverá receber o diploma como vereador eleito no Fórum Eleitoral. A Câmara também precisa ser comunicada pela juíza eleitoral, o que não aconteceu nesta segunda-feira.

Ferrovia

O governo federal concluiu o estudo de viabilidade técnica e ambiental que define o traçado final da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), um dos projetos mais aguardados pelo setor logístico e portuário da Região Norte. A nova rota pretende criar um corredor ferroviário independente da Estrada de Ferro Carajás (EFC), controlada pela Vale, e ampliar o escoamento de grãos, minérios e combustíveis até o complexo portuário de Vila do Conde. A minuta do edital da concessão será enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) nos próximos meses, e o leilão está previsto para 2026, segundo o Ministério dos Transportes.

Ferrovia II

O novo trecho da Norte-Sul terá 535 quilômetros de extensão, cortando 12 municípios, dois no Maranhão (Açailândia e Itinga) e dez no Pará, incluindo Dom Eliseu, Paragominas, Tomé-Açu, Tailândia, Moju, Abaetetuba e Barcarena. A escolha considerou o trajeto economicamente mais viável e com menor impacto ambiental.

Na Arcon

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon/PA) abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 002/2025 para contratação temporária de 62 profissionais de níveis médio e superior na capital paraense. As oportunidades abrangem quatro funções: Controlador de Serviços Públicos, Analista em Regulação de Serviços Públicos, Analista de Apoio à Regulação de Serviços Públicos e Assistente em Regulação de Serviços Públicos.

Na Arcon

Os salários variam de R$ 1.498,72 a R$ 6.088,15, podendo ser acrescidos de outras vantagens previstas em lei, e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.sipros.pa.gov.br, entre 0h01 do dia 10 e 23h59 do dia 14 de outubro de 2025.

Naufrágio

Cinco pescadores encontrados em alto-mar no litoral paraense foram resgatados pela Marinha do Brasil (MB) nesta segunda-feira (13). De acordo com a MB, as vítimas eram tripulantes de uma embarcação que naufr4gou após sair, no dia 9 de outubro, da cidade de Maracanã, no nordeste do estado. As vítimas já receberam atendimento médico. Uma delas, que está em situação de desidratação grave, chegou à capital paraense ainda durante a tarde. As demais têm previsão de chegada durante a noite.

Naufrágio II

O naufrágio foi identificado na manhã de domingo (12) por outros pescadores, que encontraram a embarcação emborcada e presa em redes de pesca, a cerca de 166 quilômetros de Belém. Após o caso ser comunicado à Marinha, teve início a operação de busca e resgate dos tripulantes que estavam no mar.

Violência
De cada dez brasileiros nove (87%) destacam a violência sexual como o tipo de violação que mais vitima meninas. E é também considerada a mais comum no país por 43% da população. Os dados constam da pesquisa Percepções sobre violência e vulnerabilidade de meninas no Brasil, consolidada pelo Instituto QualiBest, a pedido da Plan Brasil. Os resultados foram divulgados por ocasião do Dia Internacional da Menina, celebrado neste sábado (11).

Violência II

Também foram bastante citadas no questionário aplicado, além da violência sexual, a física; a psicológica/emocional; e a online, que envolve os casos de cyberbullying, assédio e exposição de imagens na internet. Gravidez na adolescência, que pode, inclusive, ser resultante de um estupro, foi outro destaque (56%).

 

CLOSE
CLOSE