Correio de Carajás

Repórter Correio

Alepa em Parauapebas

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, nesta terça-feira, 23, mais uma edição do projeto Alepa Itinerante, que tem como objetivo aproximar o poder legislativo da população, ouvindo as demandas das comunidades paraenses. Parauapebas foi o município escolhido para sediar a sessão ordinária, que contou com debates, votação de projetos e audiência pública. Durante a sessão, o prefeito Aurélio Goiano recebeu uma homenagem especial: o título de Cidadão Paraense, honraria proposta pelo deputado estadual Wescley Tomaz e aprovada pela Alepa. O presidente da Assembleia, deputado Chicão, destacou a importância da iniciativa e da escuta popular.

Alepa em Parauapebas II

Leia mais:

Emocionado, o prefeito Aurélio Goiano agradeceu a homenagem e reforçou seu compromisso com o município e com o estado. “É uma satisfação enorme receber o título de Cidadão Paraense. Agradeço ao deputado Wesley pela proposição, ao deputado Chicão e a todos os parlamentares da Alepa. Esse reconhecimento enche meu coração de alegria e fortalece ainda mais minha vontade de trabalhar por Parauapebas e por todo o Pará. Contem comigo como parceiro nessa caminhada”, declarou o prefeito.

 

Desvio de recursos

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Dom Eliseu ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência por ato de improbidade administrativa, sobre um suposto esquema de má gestão e desvio de recursos públicos, envolvendo o ex-presidente da Câmara Municipal e seis empresas locais. Os fatos colhidos pela promotoria de justiça local referem-se a pagamentos sistemáticos a fornecedores em valores superiores aos limites contratuais e à omissão no recolhimento de contribuições previdenciárias patronais durante o exercício de 2023, situação que resultou em um prejuízo total de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos.

 

 

Defesa Civil

Durante esse mês de setembro, foi anunciado pelo Governo Municipal que a sede da Defesa Civil, que atualmente está localizada na Marabá Pioneira, passará a ocupar um novo espaço, agora na Folha 23, no Núcleo Nova Marabá. Diante do ocorrido, aconteceu, na manhã da última segunda-feira (22), uma reunião na sala de comissões da Câmara Municipal, onde estiveram presentes o coronel Marcos Victor Norat, diretor da Defesa Civil em Marabá; o também coronel Denner Favacho, titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional; o presidente da Câmara, vereador Ilker Moraes (MDB), além da vereadora Vanda Américo (União Brasil).

Defesa Civil II

Dentre outras atribuições, a Defesa Civil de Marabá é responsável por prestar atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, e um de seus públicos-alvo são as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas, moradoras dos diversos bairros da cidade. Insatisfeito com a proposta de mudança do local de atendimento, Ilker Moraes argumentou a favor da continuidade do órgão na Velha Marabá, pois, segundo ele, a grande maioria das pessoas atingidas pelas cheias dos dois grandes rios que cortam a cidade reside naquele perímetro urbano, e a continuidade da instituição onde está facilitaria a logística de atendimento a essas famílias e o acesso das mesmas aos serviços por elas necessitadas.

Defesa Civil II

Moradora da Velha Marabá e conhecedora da realidade vivida anualmente por milhares de famílias que são forçadas a sair de suas casas por conta das cheias daqueles caudalosos rios, a vereadora Vanda Américo reforçou a ideia exposta pelo seu colega de parlamento. “Nós que moramos na Velha Marabá sabemos a vulnerabilidade daquela comunidade, e a saída da Defesa Civil dali dificultará ainda mais a vida daquela gente, que já tem uma realidade difícil, vai piorar ainda mais. A saída para a Folha 23 é algo muito ruim. Estamos aqui para buscar um consenso para essa situação. Na minha concepção, a saída da Defesa Civil é a pior das opções existentes”, advertiu a vereadora.

 

Tecnologias Inovadoras

Na manhã desta terça-feira (23), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Tecnológico Vale (ITV), a Vale S.A., oficializaram a assinatura de um convênio que consolida a criação e o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologias Inovadoras na Mineração (PPGTIM). O ato ocorreu na sala de reuniões do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), no Bloco 5 da Unidade II, em Marabá, e reuniu dirigentes da Unifesspa, do ITV e representantes da Vale.

Consciência da água

A importância da água e o uso consciente desse recurso vital serão temas centrais da peça infantil “Em busca da Gotinha Preciosa”, que será apresentada em Marabá, alcançando centenas de crianças da rede pública de ensino. As apresentações fazem parte do projeto Diverte Teatro Brasil, idealizado e realizado pela Ciência Divertida. Voltado ao público infanto-juvenil, o espetáculo utiliza o humor e a ciência para tratar de temas ambientais com linguagem acessível e interativa. Cinco escolas públicas recebem o espetáculo a partir do dia 1º de outubro.