Doutor Honoris Causa
Na última terça-feira (9), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aprovou a concessão de três títulos de Doutor Honoris Causa. A honraria será concedida a Ronore Kaprere Pahiti (in memoriam), João Paulo Botelho Vieira Filho e Ana Souza Pinto (Aninha), personalidades de reconhecida trajetória na luta pelos direitos humanos, pela saúde e pela justiça social. Ronore Kaprere Pahiti, conhecida entre os povos da Terra Indígena Mãe Maria como “Mamãe Grande”, viveu aproximadamente 105 anos e foi uma importante liderança política e cultural do povo Akrãtikatêjê, pertencente ao grupo Gavião.
Leia mais:
Festival Paralímpico
Um sábado de inclusão, esporte e novas descobertas vai tomar conta da Estação Conhecimento, no bairro São Félix. No dia 20 de setembro, Marabá recebe mais uma edição do Festival Paralímpico, que reunirá 200 crianças e adolescentes em oficinas de atletismo, tênis em cadeira de rodas, parataekwondo e tênis de mesa. O evento, idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), faz parte da programação em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Nesta edição, das 200 crianças já inscritas para participar das oficinas, 20% delas não possuem deficiência, como prevê o regulamento do CPB.
Operação Tapa-buracos
O vereador Orlando Elias apresentou, na sessão desta quarta-feira, 17 de setembro, requerimento para execução de operação tapa-buracos no Bairro Independência, na altura da Avenida Antônio Vilhena, e na Avenida Sol Poente, Bairro Cidade Nova. O vereador destaca que a situação precária de conservação do pavimento no trecho, vem ocasionando riscos constantes de acidentes. “Os buracos existentes comprometem a fluidez e a segurança do tráfego, trazendo prejuízos a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de aumentar a possibilidade de danos materiais aos veículos”.
Videomonitoramento em túnel
O vereador Ronaldo da 33 solicitou a instalação de lâmpadas e câmeras de monitoramento no interior do túnel localizado sob a Rodovia Transamazônica (BR-230), que conecta as Folhas 32 e 33, na região da Nova Marabá. De acordo com ele, a ação é de extrema importância para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos que utilizam diariamente esse trajeto. Ronaldo alertou que o túnel apresenta, atualmente, condições de baixa visibilidade, especialmente no período noturno, o que aumenta consideravelmente o risco de acidentes, assaltos e outras situações de insegurança.
Recuperação da rota escolar
Com o requerimento n° 101/2025, o vereador Dato do Ônibus cobrou do Poder Executivo de Marabá a recuperação da rota escolar que leva à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim da Esperança, localizada no PA Liberdade, região da Vila Trevo. Em seu documento, ele manifestou que a ausência ou irregularidade no transporte escolar tem causado sérios prejuízos à frequência e ao desempenho dos alunos, especialmente àqueles que residem em áreas mais afastadas e dependem exclusivamente do serviço para acesso à educação.
Azul na liderança
A Azul tem a liderança no transporte de passageiros no estado do Pará, conforme dados disponíveis da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Entre janeiro e julho de 2025, a companhia transportou aproximadamente 892 mil clientes, representando 61,2% de todos os passageiros que embarcaram a partir dos aeroportos paraenses, incluindo os voos internacionais a partir de Belém. No período considerado, as três rotas com maior fluxo de clientes partiram do Aeroporto de Belém. A rota mais movimentada foi entre Belém e Santarém, seguida pela conexão entre a capital paraense e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, que é o principal hub da Azul.