Diálogos sustentáveis
A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempru), MPPA (MInistério Público do Estado do Pará), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará) e Agência Canaã, promove a primeira edição dos Diálogos Sustentáveis, com o tema: “Aplicação aérea de herbicidas com drones – legislação aplicável, controle ambiental e boas práticas”. O evento será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Canaã dos Carajás, dia 25 de setembro, a partir das 8h.
Concursados convocados
Leia mais:A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Administração (Semad), iniciou na quinta-feira (11), a convocação dos candidatos aprovados no concurso público nº 01/2024. Os convocados devem comparecer ao Centro Administrativo para apresentar a documentação exigida e realizar os trâmites relacionados aos exames médicos. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Prorefis aprovado
A Câmara Municipal de Marabá aprovou, por unanimidade, o Programa de Recuperação Fiscal do Município (Prorefis 2025), encaminhado pelo Executivo e votado no plenário da Casa. O projeto, aprovado na quarta-feira (10) tem como objetivo possibilitar que contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, regularizem suas dívidas com a Fazenda Pública Municipal, oferecendo descontos expressivos em juros e multas de mora.
De acordo com a nova lei, os descontos podem chegar a 95% em caso de pagamento à vista e variam de 85% a 45% conforme a quantidade de parcelas escolhidas, que podem chegar a até 48 vezes.
Eleição para diretor
A Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) publicou o Edital nº 01/2025, que abre o Processo Seletivo Interno (PSI) para escolha de diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino. A seleção será conduzida pela Comissão Coordenadora dos Processos Seletivos Internos (CCPSI) e busca garantir critérios técnicos e de desempenho na escolha dos gestores escolares. O processo será realizado em três fases: Prova objetiva e redação sobre gestão escolar (eliminatória), marcada para 19 de outubro de 2025; Apresentação do Plano de Ação da Gestão Escolar (PAGE) perante banca avaliadora (eliminatória); e análise de títulos e experiência profissional (classificatória). Para ser aprovado, o candidato deverá atingir nota mínima de 6,0 em cada etapa eliminatória. A classificação final somará ainda a pontuação obtida na análise de títulos
Eleição para diretor II
Os aprovados terão mandato de 24 meses, de janeiro de 2026 a dezembro de 2027, prorrogável após avaliação de desempenho. A função prevê gratificação conforme o porte da escola: 40% sobre o vencimento base para escolas de grande porte; 30% para médio porte; 20% para pequeno porte; e 10% para micro porte. Escolas com mais de 500 alunos terão direito também à vice-direção, com gratificação de 20%.
Eleição para diretor III
Podem participar do processo seletivo professores efetivos da rede municipal ou profissionais do magistério em funções pedagógicas, com licenciatura e especialização em Gestão Escolar, além de, no mínimo, três anos de docência. É necessário dedicar-se em regime de 40 horas semanais, estar em pleno gozo dos direitos políticos e não possuir penalidades administrativas recentes. Segundo o edital, caberá aos novos diretores e vice-diretores promover o cumprimento do Projeto Político Pedagógico das escolas, articular ações com famílias e comunidade, zelar pela aprendizagem dos alunos, acompanhar frequência e rendimento, além de gerir os recursos financeiros com transparência e prestação de contas.