Correio de Carajás

Reportér Correio

✏️ Atualizado em 06/09/2025 08h41

Workshop sobre babaçu

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com o Instituto Nacional Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IRD), convida a comunidade acadêmica e o público em geral para participar do workshop “A palmeira babaçu nas pastagens: uma oportunidade no contexto das mu- danças climáticas”. O evento será realizado no dia 16 de setembro de 2025, no auditório da Unidade 1 do Campus de Marabá, das 8h às 18h.

Parápaz: Vagas para Marabá

Leia mais:

O processo seletivo da Fundação Parápaz, responsável por diversas contratações no estado do Pará, divulgou novo extrato nesta sexta-feira, dia 5. A seleção antecipa informações importantes sobre os cargos, que terão caráter temporário e contemplarão profissionais de diferentes níveis de escolaridade. O vencimento varia conforme a função, com valores que vão de R$ 1.320,00 a R$ 2.053,54, além de gratificações e benefícios adicionais. As oportunidades estão concentradas nos municípios de Marabá e Belém, visando atender às de- mandas regionais da instituição.

Tecnologia em Agroecologia

Por meio de uma parceria com o Instituto de Agro- ecologia Latino Americano (IALA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Rural de Marabá – começa a ministrar o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. A graduação é destinada a estudantes atendidos pelo Pro- grama Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O seminário de abertura do curso acontece na próxima segunda-feira (8), na sede do IALA Amazônico, na Vicinal do Limão – Assentamento Palmares II, em Parauapebas, a partir das 9h da manhã.

 

Tecnologia em Agroecologia II

A programação da manhã será destinada a chegada e acolhida dos estudantes e demais participantes, seguida de uma mesa redonda e almoço coletivo. À tarde, acontece o seminário propriamente dito, com o tema: Crise estrutural do capitalismo, crise climática, perspectiva de futuro e os desafios da questão agrária e a educação do campo. Vão compor a mesa do seminário: Pablo Neri e Maria Raimunda César (MST), além do professor William Bruno, do IFPA – Campus Rural de Marabá.

 

Amazônia Jazz Band

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promoveu na tarde de quinta-feira (5) um concerto didático da Amazônia Jazz Band (AJB) no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, em Marabá. A apresentação reuniu alunos de 19 escolas públicas, em uma atividade que uniu arte, educação e valorização da música instrumental . Sob regência do maestro Eduardo Lima, a Big Band do Theatro da Paz animou crianças e adolescentes com um repertório que mesclou ritmos regionais e clássicos da música internacional. O maestro também conduziu momentos de explicação sobre os instrumentos musicais, destacando sua função dentro da banda.

Caça às bruxas

Na última terça-feira, 2, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça Agrária Alexssandra Mardegan, de Marabá, participou de uma reunião emergencial na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), em Belém. Na Pauta a discussão de medidas concretas no combate a praga conhecida como vassoura de bruxa da mandioca, que tem avançado no estado do Amapá e atingindo o estado do Pará, ameaçando o sustendo de milhares de agricultores destas regiões.

Caça às bruxas II

O encontro reuniu representantes de diversas instituições ligadas a agricultura, como a: Embrapa Mandioca e Fruticultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A iniciativa contou ainda com uma palestra técnica do pesquisador Saulo Alves Santos de Oliveira, da Embrapa, que apresentou um panorama preocupante da disseminação da infestação da vassoura-de-bruxa e os riscos para a cadeia produtiva da mandioca na região Norte.