Correio de Carajás

REPÓRTER CORREIO

VIII Simpósio Mariano

No próximo sábado, dia 6, às 18 horas, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, acontece o VIII Simpósio Mariano, parte da programação do Círio de Nazaré em Marabá. Segundo os organizadores, será uma noite de fé, devoção e reflexão com a presença de Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá; e do padre. Patrick Fernandes, Pároco da Paróquia São Sebastião, considerado uma celebridade católica nas redes sociais. O tema da programação deste ano é “Maria, Sinal de Esperança”. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento de espiritualidade e preparação para o Círio de Marabá.

Marabaense na AGU

Leia mais:

A advogada Heide Patrícia Nunes de Castro, servidora pública da Prefeitura de Marabá, tomou posse como advogada Geral da União. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 28 de agosto, em Portaria assinada pelo Advogado Geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias. Heide foi aprovada em concurso público nacional, um dos mais disputados do País. No mesmo período ela foi aprovada, também, para a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, mas declinou da nomeação para assumir a AGU.

Ajuda na COP 30

Na terça-feira, 2, a Equatorial Pará participou da reunião de apresentação do Exercício Ajuda Humanitária 2025, que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, em Marabá, nas instalações da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e do 23º Batalhão Logístico de Selva. O evento reunirá diversas instituições civis e militares para alinhar procedimentos e reforçar a cooperação interinstitucional, com foco especial na preparação do Pará para receber a COP 30 e para cenários de colapso como incêndios, desastres ambientais ou desabamentos, entre outros.

Ajuda na COP 30 II

O encontro contou com a presença do general de Brigada, Ênio Barbosa Fett de Magalhães, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; do coronel Marcus Victor Lima Norat, diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá; além de representantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Equatorial Pará e Vale, entre outros. O general Ênio Barbosa Fett de Magalhães ressaltou que o exercício será um marco para o Estado: “Esse treinamento é essencial para garantir que, no contexto da COP 30, todas as forças estejam alinhadas e preparadas para atuar em defesa da sociedade”.

Câmeras 360º em Marabá

O vereador Marcelo Alves (PT) apresentou requerimento, na sessão desta terça-feira (2), cobrando a implantação do Sistema Helpers no Município de Marabá, mais precisamente nos bairros Laranjeiras, Liberdade e Cidade Nova. O parlamentar salientou que o aparelho vem ajudando no combate à criminalidade, com muita eficiência e rapidez. Marcelo explicou que o sistema é um aparelho instalado em vias e praças públicas, geralmente em locais com grandes índices de atos criminosos. “Ele é composto por uma câmera de alta definição de 360º, blindagem, sensor de vandalismo, intercomunicador, sirene e um transmissor, integrado à sede da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar, que permite acesso in loco 24 horas, de toda movimentação no entorno onde o Helper estiver instalado”, justificou.

Workshop de desenho

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Workshop Criativo de Desenho com o artista Rildo Brasil. As aulas serão realizadas na Usina da Paz, sempre às terças e quintas, a partir das 14 horas. As inscrições tiveram início na segunda-feira (1º) e podem ser realizadas até sexta-feira, dia 5, na Biblioteca da Usina. As vagas para a segunda turma, na Estação Cultural, já foram preenchidas.

Escuta social

A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Pará e o Ministério Público do Estado convidam toda a população para participar da 1ª Escuta Social, que acontecerá no dia 5 de setembro, na Câmara Municipal de Marabá. Este será um momento democrático de diálogo e construção coletiva, onde a sociedade poderá apresentar suas demandas, sugestões e preocupações sobre temas fundamentais como: saúde, educação, violência obstétrica, assistência a crianças, idosos, mulheres, indígenas e população LGBTQIA+, infraestrutura, meio ambiente e outras questões relevantes para o bem-estar social.