Correio de Carajás

Repórter Correio

Desembargadora

O governador do Pará Helder Barbalho anunciou, nesta quarta-feira, dia 27, a advogada Anete Penna de Carvalho como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Ela foi a candidata mais votada entre os que estavam concorrendo ao cargo, e irá ocupar a vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. Esta será a primeira vez que uma mulher irá assumir o posto de desembargadora no Estado pela vaga reservada à advocacia.

Desembargadora II

Leia mais:

O governador anunciou sua escolha em uma postagem nas redes sociais que dizia na íntegra: “Nomeio a advogada Anete Penna de Carvalho ao cargo de Desembargadora. Ela foi a candidata mais votada tanto pelos advogados, como pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. É a primeira vez em 92 anos que uma mulher é escolhida como Desembargadora na vaga que cabe aos Advogados, na Justiça paraense”.

Histórico

Advogada há 31 anos, atuando tanto no setor privado quanto no público, Anete Penna é pós graduada em Direito Eleitoral, mestra e doutora em Direito Público e docente no ensino superior. Na esfera institucional, exercia o cargo de juíza substituta no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) e já integrou, por dois mandatos, o Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado, de onde é concursada, além do Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários (TARF). Agora o TJPA marcará a data e horário da posse da nova desembargadora.

Curionópolis

O deputado estadual Chamonzinho e o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI no Pará, Dário Lemos, visitaram nesta semana o terreno e as instalações da antiga Estação Conhecimento, em Curionópolis, para avaliar a viabilidade de implantação de uma nova unidade do SESI-SENAI no município. A iniciativa representa uma parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal de Curionópolis, a mineradora Vale e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), através do SESI-SENAI, com o objetivo de oferecer capacitação e qualificação profissional para a população local.

Curionópolis II

Durante a visita, Dário Lemos destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da região. “É uma alegria imensa poder trazer conhecimento e desenvolvimento para a região, capacitação e educação para essa população que aqui tanto necessita”, afirmou o superintendente. Lemos ressaltou ainda que a presença de empresas na região cria uma demanda por mão de obra qualificada que precisa ser atendida. “As empresas estão se instalando, nós temos que dar condições para que essas empresas possam desenvolver o seu trabalho, fazer a sua produção e precisamos de mão de obra de pessoas qualificadas”, explicou.

Parceria

O deputado Chamonzinho enfatizou a importância da parceria para o fortalecimento da economia local. “A gente fica muito feliz de poder firmar essa parceria com a Prefeitura, com a Vale, com o SESI-SENAI, para a gente qualificar nossa mão de obra local de Curionópolis e, com isso, gerar a condição para que as empresas possam contratar a mão de obra local do nosso município”, declarou. A escolha do espaço da antiga Estação Conhecimento, que pertence à Prefeitura Municipal, representa um aproveitamento inteligente da infraestrutura já existente.

Itupiranga

A Prefeitura Municipal de Itupiranga realizará, neste dia 28 de agosto, às 9 horas, a Audiência Pública de Elaboração do Plano Plurianual (PPA 2026/2029), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento fundamental de planejamento, que define as ações, programas e investimentos que serão executados pelo município ao longo do quadriênio 2026 a 2029.

Marabá

O relatório da Comissão Processante da Câmara Municipal de Marabá (CMM) foi a votação em plenário no dia 26 de agosto e foi aprovado, o que arquiva as denúncias feitas contra o prefeito do Município. Foram 16 votos favoráveis e um contrário ao relatório durante a sessão ordinária.

Desaparecida

A Polícia Civil investiga o caso de uma mulher que saiu de Santarém, no oeste do Pará, dia 24 de agosto e desapareceu em Goiás. Glaucia Regina Corrêa viajou para conhecer um homem com quem mantinha um relacionamento virtual. Caroline Corrêa, filha de Glaucia Regina, contou que a mãe embarcou na rodoviária em um ônibus com destino a Goiânia. Ela chegou no estado de Goiás na terça (26) por volta das 6h da manhã, mas depois disso não deu mais nenhuma notícia.

Desaparecida II

Ainda segundo Caroline, o celular de Glaucia Regina está desligado e as redes sociais dela foram “hackeadas” supostamente pelo homem com quem ela foi se encontrar.