Correio de Carajás

Repórter Correio

Creche

Se existe uma coisa necessária para suporte à população de Marabá, sobretudo a quem precisa deixar os filhos para ir ao trabalho, são as creches. E o Município continua com dificuldades nesse quesito, em oferecer resposta à enorme demanda. Mas o governo do Estado mostrou como se faz ao entregar uma creche moderna e de alto padrão. Foi em evento com o governador Helder, vice Hanna Ghassan e o deputado Chamonzinho. O ótimo nível da creche entregue, no Belo Horizonte, fez o marabaense sonhar com a universalização desse acesso.

 Viaduto

Leia mais:

Ainda durante a sua passagem por Marabá, Helder Barbalho anunciou solução para outro grande problema, que o prefeito Toni Cunha queria resolver apenas com arremedo. O governador confirmou que o Estado vai construir um viaduto no Km 6, na confluência da BR-222, BR-230 e BR-155. Embora sejam três rodovias federais, o Estado tem legitimidade para fazer a obra por estar com o trecho urbano da BR-222 em Marabá sob sua gestão, por acordo com o Dnit. Trata-se do mesmo trecho que muitos em Marabá tratam erroneamente com sendo a PA-150.

COP30

Por falar em governador do Pará, ele declarou que os altos preços de hospedagem em Belém não vão impactar a participação diplomática na COP30, e prevê que a conferência do clima de Belém terá presença de mais delegações internacionais que a edição anterior do evento, em Baku, no Azerbaijão. Segundo Helder, o governo tem acompanhado plataformas de hospedagem para excluir ofertas de hospedagem com preços abusivos, e os valores têm se aproximado do razoável para a alta temporada. Além disso, ele disse que o estado já garantiu a reserva de 10 a 15 leitos para cada uma das 196 delegações.

COP30 II

Helder Barbalho também declarou que prevê maior participação popular na COP de Belém em comparação com as edições de Baku e Dubai, segundo ele marcados por ambientes de “controle de participação social”. Para o governador, a participação mais ampla da sociedade, incluindo povos tradicionais, dá maior legitimidade ao evento. Até esta segunda, faltando menos de 3 meses para o evento, 47 países haviam confirmado participação na COP de Belém.

Despedida

Faleceu no domingo, dia 24, aos 42 anos, o advogado Diogo Seixas Conduru, em Belém. A família não divulgou informações sobre a causa de seu falecimento, mas de acordo com publicação do site Antagônico, ele enfrentava um câncer no estômago e morreu em casa. Conduru foi membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Pará no período de 2021 a janeiro de 2023, na gestão da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.

Despedida II

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará e Doutorando pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Conduru possuía experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Especial, especificamente Direito Constitucional, com atuação em tribunais superiores. Em 2023 tornou-se o primeiro advogado paraense eleito para compor a lista tríplice do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após ter sido o primeiro lugar da lista sêxtupla. Ele também foi professor da Escola Superior da Magistratura do Pará (ESM), do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Golpes virtuais

Um simples clique pode custar muito caro. No Brasil, um em cada três cidadãos foi vítima de algum golpe digital com prejuízo financeiro nos últimos 12 meses, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). São cerca de 56 milhões de pessoas atingidas por fraudes que vão desde o não recebimento de produtos pagos até transferências via Pix e clonagem de cartões. O impacto econômico é gigantesco: R$ 111,9 bilhões foram subtraídos da população nesse período.

Golpes virtuais II

Os casos seguem a mesma tendência no Pará, atingindo tanto consumidores quanto empresas. Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mostram que, somente entre janeiro e julho de 2025, já foram contabilizados 7.379 casos de estelionato virtual no estado, o que corresponde a 74,4% do total de ocorrências de 2024 (9.917). Com 35 casos por dia, o número parcial indica que 2025 pode superar com folga o ano anterior.