Câmara
A situação tentou à força e até com ordem judicial, mas não conseguiu ainda ver votado o arquivamento da comissão processante instaurada na Câmara de Marabá para investigar o governo Toni Cunha. A segunda sessão extraordinária aconteceu na quinta-feira (31/8), cumprindo o que determinava liminar, e o relatório da comissão foi lido em plenário. Depois disso, o presidente Ilker Moraes encerrou a sessão.
Câmara II
Leia mais:
O entendimento era de que a ordem não obrigava votação para aprovar ou não o texto, mas apenas a leitura do mesmo em plenário. Ilker ponderou aos colegas que a pressa não se justifica, uma vez que na próxima semana, no dia 5, a CMM retoma os trabalhos em plenário e poderá analisar o tema com a tranquilidade e severidade que o caso exige.
E na saúde…
Sai semana, entra semana, e a principal pedra no sapato do prefeito Toni é a incapacidade de gerir com o mínimo de competência o sistema de saúde municipal. E quem sofre é a população, na ponta. Senão vejamos: líder comunitária no bairro ‘Cabelo Seco’, Ana Luiza Rocha da Silva foi vista mandando mensagem aos vereadores esta semana relatando a precariedade do atendimento no posto de saúde Demosthenes Aires Azevedo, na Marabá Pioneira. Segundo ela, a unidade está sem internet, papel higiênico e papel chamex, o que compromete a regulação de exames, consultas e o atendimento básico à população.
Minério
O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) informou que 75% dos minérios exportados para os Estados Unidos entraram na lista de exceções, mas o setor ainda sofrerá impacto. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou esta semana a Ordem Executiva que confirma a aplicação de taxa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano. O documento traz também uma lista com cerca de 700 produtos que ficarão de fora do tarifaço, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis.
Minério II
“Uma análise preliminar do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com base no documento divulgado nesta quarta-feira (30) pelo governo dos Estados Unidos, indica que, dos 1,53 bilhões de dólares — valor que representa 4% das exportações minerais brasileiras destinadas ao mercado norte-americano — cerca de 75% estão incluídos nas exceções previstas pelo decreto. Com isso, 25% das exportações serão impactadas”, aponta a nota divulgada pela entidade. De acordo com o Ibram, os minerais liberados da taxação imposta por Trump são: caulim, cobre, manganês, vanádio, bauxita e algumas pedras e rochas ornamentais.
Câmara Federal
A Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato de sete deputados federais. A medida atende decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou a interpretação da regra sobre a distribuição das chamadas sobras eleitorais nas eleições proporcionais. A Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas. Na mesma publicação, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou os novos deputados, já diplomados, para a posse como titular.
Saem
Perderam mandatos deputados federais do Amapá, Distrito Federal, de Rondônia e do Tocantins. São eles: Gilvan Máximo (Republicanos-DF); Augusto Puppio (MDB-AP); Lebrão (União-RO); Lázaro Botelho (PP-TO); Professora Goreth (PDT-AP); Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP).
Entram
Foram convocados para tomar posse: Professora Marcivânia (PcdoB-AP); Paulo Lemos (PSOL-AP); André Abdon (Progressistas-AP); Aline Gurgel (Republicanos-AP); Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); Rafael Bento (Podemos-RO) e Tiago Dimas (Podemos-TO).
Grave
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) denunciou à Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Marabá o estudante de medicina André Rodrigues Ataíde, de 25 anos, por produção e armazenamento de material pornográfico envolvendo uma adolescente de 15 anos. A denúncia foi protocolada com base em investigação conduzida pela Polícia Federal e remetida à Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca).
Grave II
Segundo o MPPA, durante o ano de 2023, André Ataíde teria mantido relacionamento com a adolescente, período no qual registrou, por meio de vídeo, relação sexual entre ambos. O material foi armazenado em seus dispositivos eletrônicos e chegou a ser compartilhado com a própria vítima. As condutas, segundo a Promotoria, ocorreram em contexto de violência doméstica e familiar e violam diretamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). André é o mesmo acusado de operar um esquema de fraudes para aprovação de estudantes para o curso de Medicina em faculdades de Marabá.