Correio de Carajás

Repórter Correio

Governo e empresários

Nesta quarta-feira (23), a FIEPA reuniu diretores, representantes do setor produtivo e autoridades públicas paraenses para tratar de temas estratégicos para a economia do estado. Entre os destaques da reunião, presidida pelo presidente da Federação, Alex Carvalho, estiveram o lançamento de uma parceria para ampliar o acesso ao crédito e a análise dos impactos das novas taxações dos EUA sobre as exportações brasileiras.

Governo e empresários II

Leia mais:

O governador Helder Barbalho participou do encontro e destacou a importância da união entre empresários e industriais para enfrentar os desafios do cenário de exportações e fortalecer a presença do Pará no mercado internacional. O compromisso com o desenvolvimento da indústria paraense segue firme.

Empreendedor

O Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, localizado na Folha 16 da Nova Marabá, será palco da 9ª etapa do Circuito Empreendedor, evento que integra a programação do Summer Talks. A programação, voltada para colaboradores, líderes e empresários, contará com a participação de Reinaldo Zucatelli, presidente do Grupo Zucatelli; Paula e Eduardo Thomaz, do Ultrapopular Grupo Pará; Francisco Santos, multifranqueado da Cacau Show; Izael Carvalho, palestrante e empreendedor; Henrique Rocha, CEO das Óticas Hellena; e Ergino Ferreira, CEO das Lojas A Principal.

Empreendedor II

O encontro está programado para começar a partir das 18h e faz parte de uma série de eventos que visa promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais do setor empresarial da região. A iniciativa busca criar um ambiente de networking e aprendizado através do compartilhamento de casos de sucesso e desafios enfrentados por empreendedores locais.

CNH Social

Sancionada no mês passado pelo Governo Federal, a legislação que criou a chamada CNH Social entra em vigor a partir de 12 de agosto. A Lei nº 15.153/2025 alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para autorizar o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da formação de condutores de baixa renda.

CNH Social II

O programa cobre todas as etapas da habilitação, incluindo exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, taxas de prova (inclusive em caso de segunda tentativa por reprovação) e emissão da CNH. A CNH obtida por meio do programa tem a mesma validade legal que a paga, permitindo que beneficiários atuem como motoristas profissionais, desde que cumpram os requisitos exigidos por lei.

Voos

O Aeroporto de Araguaína, no norte do Tocantins, recebeu na terça-feira (22) autorização da Anac para operar voos de jatos de maior porte, como o Boeing 737, da Gol Linhas Aéreas, e o Embraer E195, da Azul. A primeira empresa já teria enviado representante até a cidade para a implantação da rota. Seria a volta dos voos regulares ao aeroporto local.

Pescado

A recente decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, anunciada pela gestão Donald Trump, já causa impacto direto nas exportações de pescado do Pará. Setores da indústria de pesca paraense disseram que o estado vê contratos suspensos, barcos parados e demissões no horizonte. A principal espécie de peixe paraense do tarifaço é o peixe pargo, carro-chefe das vendas para o mercado norte-americano.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de cinco produtos, incluindo quatro medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar fora do padrão. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Entre os produtos, está o Xarope da Vovó/Xarope da Vovó Isabel. De fabricante desconhecido, estava sendo anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

Anvisa II

A agência também proibiu três produtos da empresa Gru Nutra Nutri Ltda.: Colágeno +vitamina C; L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa. Nesse caso, também foram verificados a propaganda, o anúncio de venda e a comercialização dos produtos, todos eles sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa. Já o alimento Curcumyn Long (extraído de cúrcuma longa 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda., foi proibido em razão de que “o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”.