Correio de Carajás

Repórter Correio

De novo, prefeito?

Enquanto tem curtido bastante no palco de atrações musicais que contratou a peso de ouro neste mês de julho, o prefeito Toni Cunha segue deixando a desejar na atenção à população mais carente de Marabá. Sem atender, aliás, o que é obrigação básica. Seu governo deixou faltar, de novo, o leite da fórmula Neocate, que as mães de crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) retiram junto à Secretaria de Saúde. No comércio, uma lata de 400 gramas chega a custar R$ 300, e só dura dois dias.

Sem perspectiva

Leia mais:

As mães que estiveram no Centro de Especialidades nesta segunda-feira (21) para retirar o produto, como sempre fazem, ouviram que não tem e que não se sabe quando vai chegar. É bom lembrar que isso já havia acontecido este ano, no final de março e só foi resolvido depois que denunciamos aqui no Correio da Carajás, na TV Correio e que as mães acionaram o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) com denúncia formal. Na ocasião, o que redundou na falta foi justamente a desorganização do governo. É desesperador, dizem as mães.

Futebol feminino

A Federação Paraense de Futebol (FPF), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), garantiu um novo recurso financeiro voltado exclusivamente ao fomento do futebol feminino no Pará. A iniciativa tem como foco ampliar o número de competições no Estado, qualificar árbitras, delegadas e profissionais da área, além de criar mais oportunidades para clubes e atletas. O anúncio foi feito na sede da CBF, no Rio de Janeiro, pelo presidente da Federação Paraense, Ricardo Gluck Paul, ao lado da gerente de competições, Aline Pellegrino — ex-capitã da Seleção Brasileira.

Futebol feminino II

Nos últimos anos, o Pará tem se destacado como uma das federações estaduais mais atuantes na modalidade. Entre 2022 e 2024, o número de competições femininas organizadas saltou de três para oito — um crescimento de 166%. Em partidas realizadas, o avanço foi de 76 para 219 jogos (aumento de 188%). Para este ano, estão previstas 12 competições locais, o que representa um crescimento de 300% em relação a 2022.

Confusão

A passagem do cantor sertanejo Eduardo Costa pelo Pará no último final de semana foi marcada por um episódio polêmico envolvendo uma fã. Após se apresentar na Praia do Pontão, em Xinguara, sul do estado, o artista protagonizou uma cena que rapidamente viralizou nas redes sociais: uma admiradora foi empurrada no rio por um dos seguranças do cantor ao tentar se aproximar dele para tirar uma foto.

Confusão II

O caso ocorreu no momento em que Eduardo Costa deixava o local do show em direção a um barco. Em um vídeo que circula nas redes, é possível ver o artista e membros de sua equipe correndo e embarcando rapidamente, enquanto a fã tenta alcançar o grupo. Ao subir na embarcação, a mulher é empurrada por um segurança e cai na água.

INSS

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 1.087.529 benefícios com indícios de irregularidades na folha de pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), referentes a dezembro de 2023. As informações foram divulgadas, em relatório apresentado pelo ministro relator Bruno Dantas.

INSS

Entre os problemas detectados, destacam-se 22.907 casos de acúmulo indevido de benefícios. O TCU determinou que o INSS tem um prazo de 180 dias para implementar medidas corretivas e reduzir os riscos apontados. A autarquia também deverá analisar se vale a pena revisar individualmente cada benefício com suspeita de irregularidade.

Desmatamento

O Pará alcançou, em junho de 2025, o menor valor já registrado de área recoberta por alertas de desmatamento desde o início da série histórica em 2019, considerando exclusivamente os meses de junho de cada ano (ano de referência do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal). Os dados são provenientes do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e a análise se baseia tanto nos alertas mensais quanto no acumulado entre agosto de 2024 e junho de 2025, período de referência do PRODES.

Desmatamento II

De acordo com os dados, em junho de 2025 foram detectados 111 km² de área recoberta por alertas de desmatamento, o que representa uma redução de 41% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram registrados 187 km² — a diminuição absoluta é de 76 km². No acumulado de 11 meses, o Pará também apresentou uma queda significativa na área sob alerta de desmatamento, totalizando 1.143 km², o que representa 18% a menos em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.398 km²).