Correio de Carajás

Repórter Correio

Novo pronto-socorro

Marabá deve ganhar em breve mais um pronto-socorro particular, que, aliás, vai funcionar onde já houve atendimento desse tipo no passado, em espaço anexo à antiga Climec, de frente com a Av. Nagib Mutran, na Cidade Nova. O investimento nesse sentido é de uma empresa que opera cartão de benefícios em saúde. A promessa é de exames laboratoriais e de imagem no mesmo local, junto com urgência e emergência. Também que contará com especialistas e não apenas com clínicos gerais. A conferir.

Reação

Leia mais:

Proprietários de placas de outdoor em Marabá estão com as barbas de molho com nova investida do governo Toni Cunha, que vem prometendo publicamente arrancar mais de 2 mil outdoors dito irregulares. Ocorre que aos envolvidos, não parece que a Prefeitura tenha um critério consolidado sobre o que é ou não regular. Há desconfiança de tentativa de perseguição.

Reação II

De outro lado, os empreendedores do setor conseguiram alinhar uma reunião com representantes da Prefeitura para segunda-feira, dia 21 de julho, às 14 horas, no Departamento de Postura. A esperança deles é de conseguir entender o novo rigor prometido e tentar ajustes aos procedimentos.

Helder em alta

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), segue com ampla popularidade entre os paraenses: 70,3% aprovam sua gestão, segundo a mais recente pesquisa da AtlasIntel, realizada entre os dias 7 e 14 de julho de 2025. Quando questionados sobre a avaliação do governo, 58,4% consideram Helder ótimo ou bom, 28% apontam como regular e apenas 13,6% classificam como ruim ou péssimo.

Helder em alta II

Com esse capital político, Helder entra como figura central nas eleições estaduais de 2026, apoiando diretamente a candidatura de sua vice-governadora, Hana Ghassan (MDB). No primeiro cenário da pesquisa, ela lidera com 33,4% das intenções de voto. O principal adversário de Hana é o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), que aparece com 26,5%. Já o deputado federal Éder Mauro (PL) registra 17%.

Tucuruí

Prefeito Alexandre Siqueira anunciou que Tucuruí terá, sim, o tradicional Carnaré, carnaval fora de época que sempre leva turistas ao município e alegra a comunidade local. Será de 1º a 3 de agosto. As três atrações e o trio elétrico serão confirmadas na segunda-feira. Ele disse que o evento será possível graças ao apoio dos deputados Andreia Siqueira (federal) e Chamonzinho (estadual).

Te cuida, PIX

A fala do presidente norte-americano Donald Trump esta semana contra o sistema PIX adotado pelo Brasil, não é uma questão de governo, mas na verdade escancara o incomodo das operadoras de cartão de crédito e empresas da moralidade “pay” com um movimento de dinheiro que não pinga porcentagem em seus cofres. Um sistema como o PIX, que não é controlado por essas grandes corporações, preocupa aos “atravessadores” digitais.

Para constar

O PIX movimentou R$ 26,5 trilhões em 2024 no Brasil. Nos últimos três meses, as operações em PIX aumentaram 52%, enquanto as de cartões de débito caíram 5%, e as de crédito cresceram apenas 9,8%. Entre as últimas melhorias do sistema, a possibilidade de agendamento e recorrência.

Febraban

A abertura de uma investigação comercial dos Estados Unidos sobre o Brasil, que inclui o Pix, se deve a uma “informação incompleta” sobre os “objetivos” e o “funcionamento” do sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). A avaliação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que divulgou nota sobre o assunto nesta sexta-feira (18/7). A investigação foi instaurada pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês), a pedido do presidente norte-americano Donald Trump.

Exército

Na semana que vem, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva irá desenvolver um treinamento de planejamento operacional. A atividade visa manter o grau de adestramento da Brigada, visando as próximas operações, como a COP 30, segundo a assessoria. Será na terça-feira (22), a partir das 9 horas, no 23º Batalhão Logístico de Selva. “Na ocasião, serão apresentadas as estruturas de Posto de Comando em operações de guerra, com uso de tecnologias que podem ser empregadas também em tempos de paz, em cooperação com outros órgãos”, diz informe da brigada. O general Veiga, comandante local, estará acompanhado do general Júlio César Nagy, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte.