Correio de Carajás

Repórter Correio

37ª Expoama

O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Marabá, anunciou para a próxima segunda-feira (14 de julho) o lançamento oficial da 37ª Expoama – Exposição Agropecuária de Marabá, no Parque de Exposição José Francisco Diamantino. O evento, que marca o início de mais uma edição da tradicional feira do agronegócio regional, será realizado às 18 horas na sede do sindicato, com a presença de autoridades, produtores rurais e representantes da imprensa.

37ª Expoama II

Leia mais:

A solenidade de lançamento será conduzida pelo presidente do sindicato, Ricardo Guimarães de Queiroz, e pelo vice-presidente Hélio Moreira, que destacam a importância do evento para o fortalecimento do setor agropecuário da região. Durante o lançamento, serão apresentados detalhes da programação, cronograma de atividades e novidades da edição 2025, que promete reunir expositores, visitantes e profissionais do setor agropecuário em mais uma demonstração da pujança do agronegócio amazônico.

77 anos

Um dos mais importantes e agradáveis municípios da região, Itupiranga comemora seus 77 anos de emancipação político-administrativa na segunda-feira. A data, que remonta à instalação oficial do município em 14 de julho de 1948, representa não apenas um marco histórico, mas também o reconhecimento de uma comunidade que soube aproveitar sua posição estratégica para se consolidar como referência regional. O CORREIO publica matéria em outra página desta edição falando sobre o município.

Curionópolis

Em Curionópolis, a prefeita Mariana Chamon confirmava ontem aos servidores públicos já ter depositado o pagamento da primeira parcela 13º salário deste ano. “Nosso compromisso é gratidão por seu trabalho e dedicação em fazer de Curionópolis um lugar cada vez melhor!”, postou a gestora.

Diploma online

Entrou em vigor uma portaria do MEC (Ministério da Educação) que determina que a emissão dos diplomas de graduação de universidades federais, assim como nas instituições privadas vinculadas ao Sistema Federal de Ensino, seja feito de forma exclusivamente digital.

Diploma online II

O objetivo dessa decisão seria, segundo a pasta, tornar mais ágil e seguro o processo de emissão e validação dos diplomas em território nacional. Além de que, o formato digital busca evitar fraudes e permitir que o documento seja consultado em diferentes dispositivos, como celulares e notebooks, não apenas no formato físico e impresso.

Tremor de terra

A região de Parauapebas registrou dois abalos sísmicos na quinta-feira (10/7). As ocorrências chamaram a atenção por acontecerem em um curto intervalo de tempo, segundo informações divulgadas pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O primeiro tremor foi detectado durante a madrugada, por volta de 00h03 (horário de Brasília), com magnitude de 4.2 na escala Richter. Horas depois, às 9h46, ocorreu um segundo abalo, um pouco menos intenso, com magnitude de 4.0. Apesar da força dos registros, não há relatos de danos estruturais ou vítimas. Parte dos moradores afirmou não ter sentido os tremores.

Tremor de terra II

Monitoramentos feitos por redes sismográficas ajudam a identificar atividades naturais na região e reforçam a importância do acompanhamento constante em áreas de mineração ou com histórico de instabilidade geológica.

Trigêmeos

O que era para ser o nascimento de gêmeos se transformou em uma surpresa tripla para Roseane Dias Martins, moradora de Cametá, no nordeste do Pará. Internada no Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), na Grande Belém, ela descobriu que estava grávida de trigêmeos apenas no momento do parto. Os exames de ultrassom realizados durante a gestação apontavam apenas dois bebês.

Trigêmeos II

Roseane deu entrada na unidade no dia 22 de maio, apresentando sintomas de trabalho de parto prematuro e síndrome hipertensiva da gravidez. Dois dias depois, ela foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até o início do trabalho de parto ativo. No dia 5 de junho, nasceram Ravi, Rafaela e Rosiane — duas meninas e um menino —, todos prematuros e com baixo peso.