Mais uma baixa
O governo de Marabá sofreu mais uma baixa, com o pedido de exoneração apresentado por Murillo Augusto da Silva Lima do cargo de superintendente de Desenvolvimento Urbano de Marabá (SDU). É o segundo nome do primeiro escalão do governo Toni Cunha a pedir para sair. Murillo é advogado e pertencia à Procuradoria do Município, mas não pensou duas vezes ao ser convocado em concurso para a Prefeitura de São Paulo. Antes dele, a sua colega Josiane Kraus Mattei renunciou ao cargo de procuradora-geral do Município.
Ferrovia bioceânica
Leia mais:
O Brasil e a China assinaram um acordo para dar início aos estudos conjuntos de viabilidade para o corredor ferroviário bioceânico, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico. O projeto pretende integrar as ferrovias Fiol (Integração Oeste-Leste), Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) e FNS (Ferrovia Norte-Sul) ao recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru, construído por chineses. A assinatura do memorando de entendimento ocorreu nesta segunda-feira (7), no Ministério dos Transportes, em Brasília. Os estudos serão conduzidos pela Infra S.A., estatal vinculada ao ministério, em parceria com o China Railway Economic and Planning Research Institute.
Ferrovia bioceânica
O corredor ferroviário já conta com trechos em execução no Brasil: Fiol: parte de Ilhéus (Bahia) até Mara Rosa (Goiás); Fico: liga Mara Rosa até Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) e FNS: vai de Açailândia (Maranhão) até Estrela d’Oeste (São Paulo). O entroncamento entre as três será na cidade de Mara Rosa (GO). A partir de Lucas do Rio Verde, será iniciada a construção da Ferrovia Bioceânica, que atravessará a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, passará por Rondônia e pelo sul do Acre, até alcançar o porto de Chancay, no Peru, a apenas 70 km da capital Lima.
Travessia
Vídeo que circula nas redes sociais e que recebeu muitos comentários nesta segunda-feira (7) mostra um veranista na escadaria da Orla, em Marabá, se queixando da forma de atuação adotada pelos barqueiros que transportam para a praia do Tucunaré. Segundo o homem, os barqueiros só aceitam travessia para as duas barracas comerciais mais conhecidas do balneário, se recusando a viagens para outros pontos da praia. O usuário disse considerar absurda essa postura e cobrou flexibilidade. O CORREIO tentou contato com uma das lideranças dos barqueiros para comentar o assunto, mas não houve retorno.
Comunicação pública
O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Ilker Moraes e o diretor do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Marabá, Cláudio Pinheiro Filho, participaram do Encontro da Rede Legislativa de Rádio e Tv 2025, em Brasília, na última semana. O encontro ocorreu no Auditório Nereu Ramos, com apoio do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da EAD/Seja Digital e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
Comunicação pública II
O evento foi promovido pela Câmara dos Deputados para tratar de assuntos de interesse da radiodifusão legislativa. Buscando implantar no município de Marabá uma TV Câmara e Rádio Câmara, o presidente avalia que é preciso aprofundar a comunicação institucional do Poder Legislativo de Marabá junto à sociedade.
TV do Legislativo
O futuro canal de TV do Legislativo marabaense pode surgir através do Programa Brasil Digital, lançado pelo Ministério das Comunicações para financiar a expansão das emissoras públicas com a compra e instalação de estações transmissoras de TV às parceiras da Rede Legislativa (TV Câmara, TV Senado, TV da Assembleia Legislativa e TV da Câmara Municipal) e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O encontro também tratou de inovações tecnológicas e regulatórias em telecomunicações, como TV 3.0 (DTV+) e uso de inteligência artificial.
Mulher ribeirinha
Foi sancionada pelo Governo do Pará a Lei nº 11.073/2025, que institui o Dia Estadual da Mulher Ribeirinha, a ser comemorado anualmente em 8 de junho, mês escolhido por simbolizar também o mês do meio ambiente, reforçando a conexão entre as mulheres ribeirinhas e a preservação da Amazônia.
Fibra óptica
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, sem restrições, a formação do Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 03 Belém-Macapá, que reunirá 15 empresas de telecomunicações para gerir e manter a infraestrutura de fibra ótica subaquática na região Norte do país.
Fibra óptica II
A decisão destaca que o projeto visa ampliar o acesso à internet banda larga em áreas de baixa densidade populacional, integrando-se ao Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Ministério das Comunicações.