Correio de Carajás

Repórter Correio

Cobre

A Ero Copper atingiu a produção comercial de cobre em Tucumã, mina no Pará desenvolvida com investimento de US$ 310 milhões. A empresa afirma que a planta alcançou nível de produção superior a 75% da capacidade projetada de processar 4 milhões de toneladas por ano. Segundo a empresa, o marco foi alcançado em 1º de julho, após uma série de trabalhos realizados no mês passado que incluíram o comissionamento do terceiro filtro-prensa da operação e modificações na planta de processamento.

Cobre II

Leia mais:

O presidente e diretor-executivo da Ero, Makko DeFilippo, afirmou que “a conquista da produção comercial em Tucumã reflete a resiliência de organização nos últimos meses”. Desde a primeira produção de metal na mina, em julho de 2024, a Ero foi obrigada até a paralisar o ramp-up da operação por causa de falta de energia após um vendaval derrubar uma linha de transmissão no Pará, afetando outras operações minerárias no Estado no fim do ano passado.

Ambulâncias

Em Brasília esta semana, onde esteve em articulações junto ao Congresso Nacional, o deputado estadual Chamonzinho (MDB) anunciou a alocação de recursos para a compra de três novas ambulâncias para Marabá. O recurso é garantido por emenda da deputada federal paraense Andreia Siqueira (MDB), que tem sua base aqui na região. Ambos os deputados anunciaram juntos essa ótima novidade para o Município.

Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou a 6ª chamada subsequente do Processo Seletivo 2025 (Prosel). A lista com os convocados está disponível no site www.uepa.br. Esta chamada é exclusiva para os cursos que vão iniciar no segundo semestre letivo da Uepa, com início das aulas no dia 14 de julho, nos campi de Belém e Ananindeua, e 4 de agosto nos demais campi do Pará.

Repescagem

A sexta repescagem convoca cerca de 50 alunos, nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia Florestal, Enfermagem, Educação Física, Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Medicina, Licenciatura em Geografia e Biomedicina, nos municípios de Marabá, Ananindeua, Belém, Igarapé-Açú e Santarém.

Pré-matrícula

Os candidatos convocados devem realizar a pré-matrícula online até a próxima segunda-feira (7), pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas. Nos dias 7 e 8 será realizada a matrícula presencial, nas coordenações de Registro e Controle e Acadêmico (CRCA) do campus no qual o candidato cursará a graduação. Caso não consiga fazer a matrícula online, o candidato pode se dirigir ao CRCA no período da matrícula presencial.

Apoio

O Águia de Marabá utilizou suas redes sociais ontem para publicar uma nota de apoio a Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol, em desagravo ao que o clube marabaense classificou como “recentes tentativas de colocar em dúvida sua atuação à frente da entidade”. Para a diretoria do Azulão, as “alegações ventiladas contra a gestão do presidente Ricardo são baseadas em informações distorcidas e desprovidas de fundamentos. Reiteramos que todas as obrigações legais, estatutárias e regimentais foram rigorosamente cumpridas, com as prestações de contas devidamente apresentadas, analisadas e aprovadas conforme determina a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), além dos normativos da própria Federação e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”.

COP 30

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), declarou, durante participação no Fórum de Lisboa, que está definitivamente confirmada a realização da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, marcada para novembro de 2025. A fala ocorre em meio a questionamentos de algumas delegações internacionais sobre a infraestrutura da capital paraense e os altos custos com hospedagem.

COP 30 (II)

Segundo o chefe do Executivo paraense, não há mais espaço para dúvidas quanto à escolha da cidade-sede da COP30. “Essa é uma matéria vencida. A COP será em Belém”, afirmou enfaticamente, afastando rumores de uma possível transferência do evento para outra localidade. Ao ser questionado por jornalistas sobre as reclamações relacionadas à rede hoteleira e à elevação dos preços das diárias, o governador destacou que a oferta de leitos está assegurada. Ele também revelou que o governo federal irá contratar navios de cruzeiro para servir como hotéis flutuantes, o que aumentará a capacidade total de hospedagem da cidade para cerca de 50 mil leitos. “Estamos trabalhando com as mais diversas estratégias e perfis de acomodação”, destacou.