Correio de Carajás

Repórter Correio

Noite com mostras culturais e shows de artistas locais encerra a programação do festival, que iniciou com quatro dias de oficinas gratuitas em Marabá

Isolado

Um dia após receber críticas da Tribuna da Câmara até de dois dos principais aliados, vereadores do seu partido, o PL, o prefeito Toni Cunha amanheceu a sexta-feira (9) disposto a se vingar do poder Legislativo e tentando mais uma vez influenciar a população contra os edis. Em vídeo nas redes sociais, ele voltou a apontar a o custo das Emendas Impositivas como um “vilão” das contas públicas, mas sem mencionar, propositadamente, que o valor, embora milionário, é irrisório dentro do contexto do orçamento anual do Município, que está perto de bater os R$ 2 bilhões.

Inoperante

Leia mais:

As falas e colocações diárias de Toni tentam incutir em seus seguidores que o Município esteja passando por alguma crise financeira, quando a Prefeitura tem dinheiro em caixa, tem boa arrecadação e o prefeito está de freio de mão puxado, sem projetos e perdido quanto aos investimentos que realmente podem e devem ser priorizados.

Entidades

Mais, ainda: ao tentar a todo custo que os vereadores diminuam o montante de recurso que podem indicar nas emendas impositivas, Toni irá prejudicar, com isso, uma infinidade de entidades do terceiro setor que são beneficiadas com esses recursos, a exemplo da Apae e da igreja dos Capuchinhos, que tem importante trabalho na área de assistencial e de saúde.

Ximbinha

Cledivan Almeida Farias, ou Ximbinha, como é conhecido no mundo artístico, decidiu que será vocalista na sua banda. Músico, produtor musical e compositor, ele sempre esteve mais no papel de guitarrista em suas apresentações, desde o sucesso da Banda Calypso. E para a sua estreia nos vocais, ele escolheu regravar a música “Loirinha”, um dos hits mais dançantes dos tempos da Calypso. A faixa ainda não foi lançada, mas o radialista Leverson Oliveira, da Correio FM, tece acesso em primeira mão na última semana.

Incêndios criminosos

Os incêndios florestais que devastaram mais de 30 milhões de hectares no país, ao longo do ano passado, foram causados, em grande medida, por atividades criminosas. É o que aponta o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que emitiu autuações contra centenas de pessoas.

Incêndios criminosos II

O Ibama identificou e está punindo 242 pessoas por conta desses grandes incêndios criminosos em 2024. Outros casos ainda estão sob análise. Esses 242 incluem multas e outras medidas administrativas que somam mais de R$ 460 milhões. A autarquia ambiental também informou que está mantendo e ampliando a presença de equipes de patrulhamento em campo nas áreas mais críticas.

Seca extrema

O volume de queimadas no ano passado superou em 79% o tamanho do território incendiado no ano anterior, equivalente a uma área do tamanho da Itália, segundo apurou o MapBiomas. O quadro foi agravado, na avaliação de técnicos do governo federal, pela seca extrema que afetou o país, especialmente na Região Norte.

Redução

Já nos dados de 2025, segundo o secretário, se observa redução de até 70% nos focos de calor da Amazônia, entre janeiro e abril, e queda de mais de 90% dos focos de calor no Pantanal, os dois biomas mais castigados nos últimos anos. Apesar da situação climática mais favorável, o governo verificou um aumento dos focos de desmatamento tanto na Amazônia quanto no Cerrado no último mês de abril, o que acendeu um alerta para adoção de medidas que possam reverter o cenário, que ainda é de redução dos indicadores, em termos acumulados.

Curionópolis

Tida como uma das melhores prefeitas do Pará, Mariana Chamon escolheu esta sexta-feira (9) como ponto alto das celebrações do aniversário de 37 anos de emancipação do Município de Curionópolis. E ela foi prestigiada com a presença do governador Helder Barbalho, o deputado Chamonzinho e inúmeras outras autoridades. Juntos, inauguraram o asfalto da estrada de acesso à Serra Pelada, o Posto de Saúde Bairro Planalto, a Creche Maria Mãe e um novo CRAS.

Curionópolis II

Em uma postagem, Helder fez uma postagem do local da estrada de acesso a Serra Pelada e se mostrou encantado com o nível da obra, destacando que são 31 km asfaltados, com drenagem, duas pontes e sinalização completa.