‘Covardia’
A greve da Educação em Marabá completou sete dias nesta segunda-feira (5) e foi marcada por protestos na porta da Secretaria de Obras, de onde o prefeito despacha e, à tarde, por uma assembleia com a presença de centenas de educadores. As lideranças da categoria não aliviaram com Toni Cunha que foi chamado até de covarde, por ter ingressado com pedido de abusividade da greve em pleno Dia do Trabalhador, em 1º de maio. Segundo a categoria, isso foi simbólico da falta de preocupação dele para com os servidores.
Tático
Leia mais:
A Polícia Militar está em preparação para o XXI Curso Especial de Força Tática, que será realizado a partir do dia 8 de maio no 1° Batalhão de Missões Especiais, em Marabá. Na última semana, os futuros alunos realizaram o teste de 5 km de corrida rústica (calça e coturno), encerrando as etapas de seleção do curso. A avaliação também foi aplicada em Santarém, Redenção e Castanhal. Nos próximos dias, os alunos se apresentarão para a Semana Administrativa do Curso.
Susto e mistério
O voo da Latam 3704 que decolou de Brasília às 11 horas, com destino a Belém nesta segunda-feira (5), passou direto e foi parar em Macapá (AP). A empresa não explicou publicamente o ocorrido, e o que se sabe é pela narrativa dos passageiros, os quais foram informados, já em solo naquele estado vizinho, de que precisavam abastecer a aeronave. Depois de um bom tempo de espera, com todos dentro do avião, a conversa mudou para problemas técnicos. Só às 13h22 é que o voo teve a sua continuação, decolando da capital do Amapá rumo a Belém, onde chegou às 14h40.
Plataforma OAB
Em meio ao aumento dos casos do chamado “golpe do falso advogado”, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma plataforma online para verificar a autenticidade dos profissionais vinculados à instituição. A ferramenta, batizada de ConfirmADV, permite que o cliente insira o número de inscrição do advogado, o estado de atuação e o e-mail utilizado no contato. A solicitação é então encaminhada ao advogado, que tem até cinco minutos para confirmar sua identidade. Em 2024, São Paulo foi o estado com o maior número de vítimas, registrando 1.600 denúncias.
Unifesspa
O reitor da Unifesspa, professor Francisco Costa, deu posse nesta segunda-feira (5) ao professor Roberson Casarin foi reconduzido ao cargo de Diretor-Geral do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB/Unifesspa). Ele, na prática, segue na função que já exercia, mas terá como adjunta a professora Edith Moreira, no lugar de Clarissa Mendes.
Mais deputados
O projeto de lei complementar (PLP) 177 de 2023 que prevê o aumento do número de deputados federais no Brasil entrou na pauta de votações da Câmara dos Deputados nesta semana com um requerimento de urgência que pode acelerar a tramitação do texto. O PLP é uma resposta à exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso vote lei, até 30 de junho deste ano, para redistribuir a representação de deputados federais em relação a proporção da população brasileira em cada unidade da federação (UF).
Mais deputados II
O STF acatou uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo Federal em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional. O Pará argumentou que teria direito a mais quatro deputados desde 2010. A atual distribuição dos 513 deputados federais foi definida em 1993. O Artigo 45 da Constituição define que o número de deputados “será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.
Via tribunal
Em sua decisão, o STF determina que, caso o Congresso não atualize a representação parlamentar por Estado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá fixar, até 1º de outubro de 2025, o número deputados para a legislatura que começará em 2027. O TSE deverá usar os dados do Censo de 2022.
Rodovias
Noventa e oito pessoas morreram em rodovias federais durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (5) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os acidentes deixaram, ainda, 945 pessoas feridas. A Operação Dia do Trabalho teve início no dia 30 de abril e encerrando no domingo (4).
Rodovias II
Ao longo dos cinco dias de operação, foram aplicados 37.865 autos de infração, em meio às 81.141 pessoas e 70.573 veículos que foram fiscalizados. Ao todo foram registrados 892 sinistros de trânsito. Ainda segundo a PRF, 602 condutores foram autuados por infrações relacionadas à alcoolemia.