Cidade às escuras
A área urbana de Marabá segue sob os efeitos do fim do contrato da Prefeitura Municipal com a empresa local que respondia pela iluminação pública da cidade. O Município, como já dito, está contratando uma outra empresa, do Nordeste, por milhões, a pretexto de trocar toda as lâmpadas pela tecnologia LED. Ocorre que tal contrato será apenas para instalação e não envolve manutenção. Enquanto isso, as ruas que já estão às escuras por toda a cidade, assim devem continuar por um bom tempo.
Descartado
Leia mais:
A Prefeitura de Parauapebas divulgou uma Nota de Esclarecimento no dia 1°, afirmando que não há casos confirmados ou suspeitos de Mpox (varíola dos macacos) no município. O anúncio ocorre após algumas páginas em redes sociais divulgarem a informação. Entretanto, a Nota esclarece que recentemente um paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com lesões na pele sugestivas de varicela (catapora). Após avaliação clínica e epidemiológica, foi descartada, até o momento, qualquer relação com a Mpox.
Isolamento
Mesmo assim, por precaução e em conformidade com os protocolos de vigilância em saúde, foram realizados exames laboratoriais e o paciente foi colocado em isolamento para acompanhamento. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destaca que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para proteger a população. A administração municipal também alerta a população sobre a circulação de imagens e informações falsas nas redes sociais, com o objetivo de gerar pânico desnecessário.
Casos
O Brasil contabiliza 373 casos confirmados de Mpox (antiga varíola dos macacos) até o início de maio de 2025, segundo o Ministério da Saúde. A maioria dos casos afeta homens entre 30 e 39 anos, representando 92% das infecções. O país também registra 16 mortes relacionadas à doença neste ano. No Pará, foram confirmados 19 casos e duas mortes até abril. As autoridades estaduais afirmam que não há surto no estado, mas a situação exige atenção, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há aumento de casos.
Queda nos crimes
O Pará registrou uma expressiva redução de 59,82% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) nos quatro primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2018. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Queda nos crimes II
Os dados incluem crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Apenas em abril deste ano, foram registrados 146 casos, contra 415 no mesmo mês de 2018, o que representa uma queda de 64,82%. Com isso, abril de 2025 se torna o melhor mês de abril da série histórica desde 2010 e o segundo melhor mês no geral.
Volta da balsa
A balsa que realiza a travessia entre Araguacema (TO) e Santa Maria das Barreiras (PA) voltou a operar após interdição. A embarcação parou de funcionar depois de uma fiscalização da Marinha constatar que o condutor não possuía habilitação compatível com a embarcação. A fiscalização foi realizada no dia 29 de abril. Os serviços funcionam normalmente das 6h às 18h e, em caso de emergência, para serviços essenciais, atendem por 24h.
Volta da balsa II
Para retornar à travessia, a empresa Pipe responsável pela embarcação precisou enviar um condutor com habilitação mínima de Marinheiro Fluvial de Convés — Nível 3. Segundo a Marinha, durante a fiscalização, foi verificado que o condutor possuía somente Nível 1, em desacordo com o Cartão de Tripulação de Segurança para operar a balsa. A empresa Pipes informou que solicitou à Marinha do Brasil que realize a capacitação de novos funcionários para habilitação de Nível 3. Já que o curso é ofertado pela Marinha somente uma vez por ano, com duração de três meses.
Cai ministro
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Em seu lugar, o Palácio do Planalto anunciou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. O agora ex-ministro, que é presidente nacional do PDT, anunciou a saída do governo em uma postagem nas redes sociais.
Cai ministro II
A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).