Correio de Carajás

Repórter Correio

Havan em Canaã?

Luciano Hang, o bilionário dono da rede de lojas Havan esteve no Pará na quinta-feira (24) e desembarcou do seu jatinho no Aeroporto de Carajás. De lá, visitou a sua mega loja na entrada da cidade de Parauapebas. Como sempre gosta de fazer, promoveu um grande auê com os funcionários e posou para fotos com admiradores. De lá, ele pegou um carro e foi até Canaã dos Carajás, onde rodou pela cidade acompanhado de uma corretora de imóveis local. O burburinho foi imediato de que ele estaria olhando áreas para construir mais uma filial.

Crescente

Leia mais:






O empresário, aliás, fez questão de rodar por Canaã em um veículo de passeio, sem caminhonetes ou carros caros, pois queria passar desapercebido. Mas, claro, não conseguiu. Num vídeo, gravado pela corretora, ele é instado a responder se vai mesmo construir uma loja em Canaã, mas desconversa. De outro lado, elogia a cidade. Revelou, ainda, que as quatro lojas que mantém no Pará (Marabá, Belém, Ananindeua e Parauapebas) contam, juntas, com 1.500 colaboradores.

Sarney

O ex-presidente da República (1985-1990), José Sarney, comemorou 95 anos de idade nesta última quinta-feira (24). A festa de aniversário aconteceu na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), na capital maranhense, que contou com a presença de familiares, amigos e autoridades. Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do selo e do carimbo comemorativo pelos 40 anos da redemocratização do Brasil. Também marcaram presença seus companheiros de MDB Jader e Helder Barbalho.

COP 30

O governo do Pará informou que as obras no Parque da Cidade, principal palco das discussões da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), estão 80% concluídas. A atualização foi divulgada durante evento que marcou a contagem regressiva de 200 dias para o início da conferência, que será realizada em novembro, em Belém. O parque abrigará as duas principais áreas do evento: a Zona Verde, dedicada à participação da sociedade civil, e a Zona Azul, que receberá chefes de Estado e autoridades internacionais.

COP 30 (II)

A obra faz parte de um conjunto de mais de 30 projetos executados pelo governo estadual para a preparação da COP. As intervenções abrangem infraestrutura, mobilidade, saneamento, desenvolvimento urbano e turismo. A vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da conferência, Hana Ghassan (MDB), repetiu o que já disseram o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), e o presidente da COP30, André Corrêa do Lago: as obras estão dentro do cronograma técnico previsto. “Nosso objetivo é garantir que os investimentos feitos deixem um legado duradouro para o Estado”, disse Ghassan.

Balanço das obras

Como mostrou o Poder360, Belém passa por um intensivo de obras para receber a COP30. Reformas são feitas nos principais pontos turísticos da cidade, causando transtornos e trânsito nos arredores, mesmo em dias de fim de semana e feriado. Segundo o governo do Pará, desde dezembro de 2024, já foram entregues 3 obras: o viaduto da BR-316 com a Alça Viária e os canais da Timbó e do Gentil. Na área do saneamento, estão em andamento obras de macrodrenagem em 4 bacias hidrográficas, envolvendo 13 canais, que devem beneficiar mais de 500 mil moradores da capital paraense.

Regularização Fundiária

A delegada do CRECI PA – 12ª Região, Janisaura Rocha e outros corretores estiveram reunidos esta semana com o atual titular da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) em Marabá, Murillo Augusto. Na pauta, a criação de um Observatório Técnico para apoiar o processo de regularização fundiária no município.

Asfalto

Equipe do Governo do Pará chegou com maquinário a Parauapebas para iniciar trabalho de recuperação do asfalto da PA-160 e da PA-275, nos trechos urbanos de ambas as rodovias. O prefeito Aurélio Goiano, fiel ao seu estilo, fez um vídeo junto à equipe, comemorando o início dos trabalhos. A garantia é de que não será um “tapa buracos”, mas uma renovação do calçamento, inclusive com base, nos trechos que notoriamente apresentam corriqueiro desgaste.

Cheia

A previsão mais atual das autoridades dá conta de que o Rio Tocantins finalmente deve recuar da marca de 7 metros na segunda-feira, dia 28. Com isso, a tendência em diante é de que comece o período de praias na região, de forma progressiva. É preciso, pontuar, no entanto, que segue ocorrendo chuva na região.