Correio de Carajás

Repórter Correio

Cheia

O Rio Tocantins regrediu mais de um metro nos últimos seis dias e nesta quarta-feira (9) já estava abaixo dos 8 metros, com 1,95 metros acima do normal. No último dia 3 de abril estava, ainda, acima dos 9 metros, de forma que o recuo foi acentuado nas últimas horas. Com isso, é praticamente certo que o período de cheia já está passando. O próprio Boletim Informativo de Vazões e Níveis da Eletronorte confirma a previsão que seguirá baixando, até 7,47 metros no dia 12. A Defesa Civil municipal também confirmou ontem que as famílias já estão sendo desmobilizadas dos abrigos públicos, de volta as suas residências. O pico máximo da atual enchente em Marabá foi o nível de 10,02 metros, no dia 25 de março, durante o repique.

PCCR de servidores

Leia mais:

Através de requerimento apresentado pelo vereador Jocenilson Silva (PRD), que é servidor concursado do município de Marabá, foi feita a indicação ao Poder Executivo Municipal para que este elabore e encaminhe um anteprojeto para o Plano de Cargos, Carreiras e salários (PCCR) de todos os servidores do município. Para o vereador, os servidores do município de Marabá carecem de um PCCR, tendo em vista que os servidores necessitam de um estímulo tanto de um plano de carreira quanto ao teto salarial, fazendo com que se sintam valorizados, de forma que os serviços públicos sejam de qualidade para a população do município de Marabá.

Marinha

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a autoridades da Marinha do Brasil a criação de reserva de vagas para pessoas negras em todos os processos seletivos para cursos do ensino profissional marítimo ofertados pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA). A recomendação foi enviada ao Ciaba no dia 7, com a orientação de que a reserva de vagas seja instituída de maneira imediata e esteja prevista em todos os processos seletivos abertos a partir de agora.

Marinha II

No final de fevereiro, o Ciaba havia respondido ao MPF que, para avaliar se a demanda poderia ser atendida, seria necessária uma análise técnica do tema pela Marinha. Entre outras alegações, o Ciaba argumentou que as seleções não são para cargos públicos, mas sim para cursos que formam profissionais para a iniciativa privada, na Marinha Mercante.

Mudança

Ana Carolina Pantoja Alves, que atuou como gerente geral de Relações Governamentais da Vale no Pará, acaba de ser guindada ao posto de diretora global da Vale, atuando ao lado do presidente Gustavo Pimenta.

Assembleia

Desde esta quarta-feira (9), a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comieadepa) está de novo presidente. Trata-se do pastor Océlio Nauar de Araújo, líder da Assembleia de Deus em Tucuruí. Já o pastor Sales Batista, de Marabá, sobe para segundo vice-presidente. A mudança acontece com a renúncia do pastor Riter José Marques de Souza, após polêmicas relacionadas ao vazamento de vídeos íntimos nos últimos dias. Ele pediu para sair, como forma de preservar a instituição.

Assembleia II

Ao CORREIO, o pastor Sales Batista destacou que Océlio Nauar segue presidente até o próximo mês de outubro, quando deverá ser convocada nova eleição para a diretoria da Comieadepa.

Bloqueio de celular

Na terça-feira (8), o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou o envio de notificações de bloqueio por roubo, furto ou perda de celulares, através do programa Celular Seguro. No primeiro dia, foram enviadas 1.118 mensagens em todo o Brasil via WhatsApp, pelos números 2025-3003 ou 2025-3000, perfis verificados da pasta.

Bloqueio de celular II

São Paulo lidera com 18% das notificações, seguido pelo Rio de Janeiro (15%), Bahia (11%) e Ceará (8%). Outros estados, como Acre, Tocantins, Roraima e Mato Grosso do Sul, não registraram notificações. Outros estados têm percentuais variados, com destaque para Maranhão (5%) e Amazonas e Minas Gerais (6%).

Errata

Na última edição, esta coluna publicou sobre as movimentações de mercado da empresa de transporte Liderança Turismo, que teria comprado as coirmãs JJ TUR e a Mariazinha, também de Goiás. Ocorre que a assessoria da Mariazinha contatou o jornal e negou tal negócio e afirmando que permanece com a sua estrutura e administração inalterados. Tanto a JJ Tur, quanto a Mariazinha operam transporte de passageiros de Marabá para o Centro Oeste, especialmente Goiânia (GO) e Brasília (DF).