Correio de Carajás

Repórter Correio

Crime

Marabá foi abalada por um crime dos mais violentos nesta segunda-feira (31/3), quando um inquilino de quitinete matou a dona do imóvel a golpes de martelo e de faca, assim como a filha dela, de 13 anos. A destacar o fato de que ele já respondia por tentativa de feminicídio e tinha várias queixas dentro da Lei Maria da Penha. Findou por tirar a vida de duas mulheres e acabou morto, minutos mais tarde, ao enfrentar a Polícia Militar.

Na Câmara

Leia mais:

Com o aniversário de Marabá caindo este ano no final de semana (dia 5 de abril), a Câmara Municipal optou por realizar a tradicional Sessão Solene neste dia 2, quarta-feira. Será às 9h30, em plenário. Nessa sessão, tradicionalmente, os vereadores promovem entrega de títulos de Cidadão Marabaense a personalidades que aqui residem há muitos anos.

Na Câmara II

Por falar em Câmara de Marabá, os vereadores que compõem a Mesa Diretora da Casa estiveram reunidos neste início de semana, promovendo um balanço desses primeiros dias de trabalho da Legislatura e alinhando planejamento para os próximos dias.

Ação social

O deputado estadual Chamonzinho (MDB), por meio das suas redes sociais, confirmou, que uma grande ação social será realizada na Usina da Paz ao longo do dia 4 de abril, para marcar o aniversário de Marabá. Segundo o deputado, serão atendimentos em: consultas oftalmológicas, com doação de óculos; consultas médicas, com clínico geral e pediatra; assim como atendimentos para PETs. De outro lado, doação de cestas básicas, de cadeiras de rodas e enxovais para bebês. A própria vice-governadora Hana Ghassan estará presente, acompanhando a ação. O dia será finalizado com um show da Banda Fruto Sensual para a população.

Cidade Universitária

O Movimento Parauapebas Cidade Universitária foi lançado com o objetivo de fortalecer e expandir o ensino superior no município. A iniciativa surge em meio à luta pela criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará e o grupo defende que a sede seja estabelecida em Parauapebas. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Parauapebas.

Cidade Universitária II

O evento contou com a presença de representantes do movimento estudantil, vereadores, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da UEPA, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), da mineradora Vale e de outras empresas locais. Também participaram diversas instituições da sociedade civil organizada.

Concurso

No início de março, a Prefeitura de Anajás anunciou um concurso público para o preenchimento de 91 vagas. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município e do Instituto de Desenvolvimento Social Ágata.

Concurso II

As inscrições se encerram na sexta-feira, 4 de abril, e devem ser feitas através do site do Instituto Ágata. Os candidatos devem ter ensino médio completo e ter concluído, com aproveitamento, o curso de formação inicial exigido para a função. Os aprovados atuarão com carga horária de 40 horas semanais, recebendo um salário mensal de R$ 3.036,00. A taxa de inscrição é de R$ 108,00. Além da prova escrita, os candidatos aprovados também passarão por um curso de formação inicial, conforme os critérios definidos no edital.

Futebol

Além da definição dos semifinalistas do Parazão, o final de semana do futebol estadual revelou as quatro equipes participantes da Copa Grão Pará, competição que vale uma vaga na Copa do Brasil de 2026 ao campeão. A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou a data dos confrontos, que serão disputados em partida única. O Bragantino-PA, time de melhor campanha entre os eliminados nas quartas de final do Parazão, encara o Santa Rosa, que ficou na 8ª colocação geral. O outro duelo será entre Castanhal e Capitão Poço. Tubarão e Japiim serão mandantes por terem tido melhores campanhas que os adversários.

Presos

Dois policiais militares do estado do Pará foram presos, nessa quinta-feira (27), no Maranhão, transportando uma carga de cigarro que havia sido roubada de uma van, em Açailândia, na região tocantina. A prisão foi feita pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), durante uma abordagem na BR-010, entre as cidades de Itinga do Maranhão e Açailândia. Durante a abordagem, os policiais encontraram oito caixas de cigarros, que estavam em poder de dois PMs do Pará, os quais não souberam explicar a origem da mercadoria.