Trivial
Na mesma data em que estava em Brasília, a pretexto de conseguir mais recursos para Marabá, o prefeito Toni Cunha conseguiu tempo para lançar, via redes sociais, mais um tema banal, que causa dúvidas se ele realmente entende quais as urgências do Município que assumiu. Lançou uma consulta para discutir se deve retirar ou não o pórtico com um peixe (Tucunaré) de metal, que fica no acesso à Marabá Pioneira, no bambuzal. Um assunto que até então tinha “zero questionamentos” e nem se iguala aos temas: enchente, hospitais em crise e transporte público, por exemplo.
Sem sentido
Leia mais:A graça não saiu barato e muita gente já cuidou em comentar, tentando colocar a autoridade pública de volta no seu lugar, ao criticar que tal tema não muda nada na vida do marabaense, que está envolto em uma série de outras urgências, e aguardando, à duras penas, que o prefeito chegue logo ao mesmo capítulo.
Leitor assíduo
Mais uma vez, nos últimos dias, o prefeito de Marabá nos citou em suas postagens, nos dando a certeza de que vem lendo assiduamente nossas páginas, o que é muito bom. Ele segue encontrando aqui, bastantes direcionamentos que podem lhe trazer à luz a verdadeira realidade das ruas da cidade, da qual anda bem afastado no momento.
Hospital Universitário
O professor Francisco Costa, reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), recepcionou em Marabá esta semana uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A visita faz parte dos atos pertinentes ao plano de construção de um Hospital Universitário em Marabá. Na ocasião, foram apresentados pareceres técnicos do plano executor desenvolvido pela EBSERH, bem como foi apresentado o terreno cedido pelo Município de Marabá, onde será construído o hospital, dentro do campus da universidade.
Aeroporto de Canaã
O projeto do Aeroporto de Canaã dos Carajás avança a passos largos. Nesta semana, a prefeita Josemira Gadelha, acompanhada de secretários municipais, se reuniu com o diretor de operações e serviços técnicos e o superintendente de engenharia da Infraero para tratar dos próximos passos da obra. A visita técnica realizada pelos representantes da estatal demonstra o compromisso em viabilizar essa importante infraestrutura para o município.
Aeroporto de Canaã II
Desde o início de sua gestão, Josemira tem se dedicado incansavelmente para cumprir essa promessa, considerada um dos marcos de sua administração. Com a área já organizada e os trâmites avançando, a expectativa é que Canaã dos Carajás esteja cada vez mais perto de contar com um aeroporto próprio. A nova estrutura representará um grande salto para o desenvolvimento da cidade, facilitando o transporte aéreo e impulsionando ainda mais o crescimento econômico da região.
Sem taxa
A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) emitiu nota em agradecimento ao Governo do Pará pela decisão de revogar a chamada “taxa do agro”, por meio de uma nova lei a ser enviada à Assembleia Legislativa do Pará. Diz a entidade: “O Sistema Faepa/Senar expressa seu agradecimento ao governador Helder Barbalho pela revogação da Lei nº 10.837/2024, após ouvir as preocupações do setor produtivo. Os produtores rurais, representados pelo sistema também agradeceram à vice-governadora Hana Ghassan pela atuação incansável, reunindo-se com diversos segmentos para garantir um consenso em prol do desenvolvimento do Pará”.
Soja
E por falar em agricultura, o poderoso grupo AgroSB (Santa Bárbara), que já é forte na pecuária, já tem quase 5 mil hectares de soja plantados em Xinguara. Ainda este ano deve destinar mais 8 mil hectares de terra a essa finalidade, integrada com a pecuária.
Ponte caída
As obras de reparos na ponte da PA-252, que liga Concórdia do Pará a Acará, iniciaram nesta quarta-feira (26/02). Equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Pará (Seinfra) começaram o trabalho após a estrutura ceder com as chuvas fortes na região. A ponte foi interditada para garantir a segurança da população. A previsão é que o tráfego possa ser liberado nos próximos dias e que os serviços durem cerca de 60 dias.
Rotas alternativas
A Seinfra informa as rotas alternativas que podem ser acessadas neste período pelos condutores que segue de Belém para Concórdia do Pará e Tomé-Açu, deve ser pela BR-316 e seguir pela Alça Viária (PA-483) até o final. Entrar na PA-151, sentido cidade de Moju pela PA-252 até chegar na PA-475, em Vila de Palmares. De lá, acessar a PA-256, passar pela ponte do Alto Acará até o trevo da Forquilha, seguindo na PA-451 para então chegar a Tomé-Açu e a Concórdia do Pará pela PA-140.