Correio de Carajás

Repórter Correio

Sem consenso

Os 21 vereadores da Câmara de Marabá estiveram reunidos novamente na manhã desta segunda-feira (10), na sede do Legislativo, para a segunda tentativa de formar a composição das comissões permanentes para os próximos dois anos. Apesar disso, nada de consenso entre eles, uma vez que para algumas das comissões mais importantes há mais candidatos do que vagas (são apenas cinco membros em cada). O debate durou pouco mais de uma hora, até que os vereadores da base governista se retiraram. O grupo não vem conseguindo fazer valer os interesses emanados do poder Executivo.

Não está fácil

Leia mais:

O prefeito Toni Cunha (PL), que sofreu derrota na corrida pela presidência da Câmara, agora vai tentado emplacar seus aliados nas comissões mais importantes. Já foi visto telefonando para um e outro edil, pedindo ajuda para que o vereador Cabo Rodrigo (PL) consiga ficar na Finanças e Orçamento. Também quer muito ter os seus na Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Até agora, no entanto, a capacidade de articulação anda fraca. O PL deverá ter boas posições, sim, uma vez que tem bancada, mas já viu que não será à força. Se não houver consenso até a sessão do dia 18 de fevereiro, a decisão final ocorrerá por votação em plenário.

Pontão

Na mesma solenidade em que inaugurou o sonhado asfalto no prolongamento da PA-160, ligando Canaã dos Carajás até a BR-155, o governador Helder Barbalho anunciou outra situação que também faz parte do imaginário daquela população. Disse que está decidido a esticar ainda mais a PA-160, da cidade de Xinguara até a Praia do Pontão, à margem do Rio Araguaia. Justificou que isso encurtará o acesso ao estado do Tocantins, que fica na outra margem. A praia em questão é um dos balneários mais concorridos daquela região.

Encontro de prefeitos

Começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13), em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.

Encontro de prefeitos II

Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.

Pará em Números

Uma ferramenta que promove a socialização de dados, informações e registros administrativos, que contribuem para melhor entendimento e gestão pública do Estado do Pará, o “Pará em Números”, é o mais novo produto, em formato digital, disponibilizado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Através desse trabalho, a Fapespa procura fornecer uma ferramenta valiosa que auxilie o processo decisório de diversos atores, incluindo gestores públicos, representantes do setor privado, membros da comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Pará em Números II

A nova publicação, a 6ª edição do produto, constitui um documento informativo abrangente, organizado em cinco temáticas principais: Território, Demografia, Aspectos Sociais, Aspectos Econômicos e Meio Ambiente. Além disso, o documento aborda Aspectos Históricos relevantes do Pará. Para complementar a apresentação dos dados, em alguns casos, são disponibilizados gráficos e mapas. Essas representações visuais têm como objetivo proporcionar uma compreensão mais clara e intuitiva de determinados aspectos do Estado, facilitando a análise e a interpretação das informações.

Personal preso

A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (10) a prisão de um personal trainer suspeito de estuprar uma adolescente dentro de uma academia, no município de Pacajá, região sudeste do Pará. Segundo as investigações, a vítima de 15 anos praticava exercícios quando o criminoso tocou em suas partes íntimas. O crime se configura como estupro, visto que a vítima é menor de idade. Em depoimento, a jovem detalhou que o homem disse que iria passar um treino, mas que durante o exercício sofreu o abuso. Além disso, após o crime o personal chegou a realizar ameaças contra a adolescente. O criminoso foi preso em flagrante no último sábado (8).