Juízes promovidos
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) promoveu e já deu posse a quatro magistrados de Marabá como juízes de 3ª entrância. São eles: Adriana Divina a Costa Tristão, Amarildo José Masutti, Alexandre Hiroshi Arakaki e Aidison Campos Souza. A posse aconteceu em solenidade online, na tarde desta sexta-feira (31/1), comandada pela desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, presidente do TJPA.
Lotação
Leia mais:Apesar de Marabá ter se tornado uma Comarca de 3ª Entrância no final do ano passado, os quatro concorreram a vagas na capital, que eram as que estavam abertas. De outro lado, eles querem permanecer em Marabá e já ingressaram, de imediato, com pedido formal para que sejam mantidos na comarca de origem. Isso dependerá de uma nova deliberação do pleno do Tribunal, ainda sem data. De outro lado, as varas locais às quais eles sempre estiveram afetos, não terão prejuízos, pois eles seguem respondendo por designação temporária. Foram 10 os magistrados promovidos, ao todo. Os demais juízes que militam em Marabá poderão seguir o mesmo caminho, tão logo surjam novas vagas e eles entrem na concorrência para as mesmas.
Comportas abertas
Também como alívio aos ribeirinhos, nesta sexta-feira (31) a Eletronorte iniciou a manobra de abertura das comportas na barragem da Hidrelétrica de Tucuruí. Foram abertas, inicialmente, três comportas da calha central do vertedouro. A medida mantém o reservatório dentro da faixa operacional segura, sem impacto à população. A operação foi realizada às 10h pelo Centro de Operação da Geração Hidráulica. O reservatório está em 70,59 metros, com vazão afluente média de 16.328 m³/s. O nível do rio Tocantins está em 8,07 metros em Marabá e 4,48 metros em Tucuruí, bem abaixo do nível de alerta de 10 metros para ambas as localidades.
Bombeiros
Em solenidade em Belém, no dia 30/1, o governador Helder Barbalho condecorou com medalhas 23 bombeiros militares mergulhadores que estiveram envolvidos nas buscas às vítimas da queda da ponte JK, no rio Tocantins, na divisa TO/MA e também no resgate de três garimpeiros soterrados em Canaã dos Carajás na última semana. Ambas as situações atestaram o alto nível de treinamento e perícia dos profissionais, que lideraram as ações em ambas as ocorrências.
Resgate
O terceiro sargento Tiago Borges Freitas, um dos homenageados, compartilhou sua experiência durante a missão em Canaã dos Carajás. “Foi bastante complexa quando chegamos lá, mas graças à logística e ao conhecimento técnico, conseguimos acessar o poço e fazer um planejamento eficaz. Retiramos os mineradores que estavam presos com vida”, contou, emocionado.
Cheia
Depois de quase ter chegado aos 9 metros nas últimas semanas, o nível do rio Tocantins em Marabá segue regredindo e, nesta sexta-feira (31) estava em 8,02 metros acima do normal, mas ainda em nível de alerta. De outro lado o do Itacaiúnas, que também regrediu bastante ao longo da semana, estava ontem em 6,31, contra 6,33 metros da véspera. Tem chovido forte todos os dias aqui na cidade.
Estreito
A vida não tá fácil para a população de Estreito (MA). Após a tragédia da queda da ponte JK na rodovia Belém-Brasília, ceifando 17 vidas humanas e isolando a cidade, acontece um novo revés. Desta vez é o hospital municipal que precisou ser evacuado às pressas, ontem, depois que a estrutura do edifício começou a ceder. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra rachaduras na base do prédio e paredes internas completamente comprometidas, evidenciando a precariedade da construção.
Estreito II
A evacuação foi realizada em caráter emergencial para evitar maiores danos. O hospital, com mais de 30 anos de existência, passou recentemente por uma reforma, mas ainda enfrenta diversos problemas estruturais. Diante da situação, a Prefeitura de Estreito se pronunciou por meio das redes sociais, informando que fará correções nas partes danificadas do prédio.
Prepare o bolso
Frentistas confirmaram ao CORREIO que o preço da gasolina nas bombas dos postos em Marabá seria reajustado ainda na noite de ontem, para já amanhecerem em novo valor neste dia 1º de fevereiro. Os preços dos combustíveis estão subindo em todo o Brasil por causa de uma mudança na forma de calcular o imposto estadual, o ICMS, que incide sobre o valor do litro e aumenta o que é cobrado do motorista no visor das bombas.