Boa nova
A prestigiada e badalada rede de restaurantes Coco Bambu já tem novo destino em vista: a cidade de Marabá. Quem teve acesso à informação, junto aos seus contatos na capital paraense, foi o publicitário Walmor Costa. A rede chegou ao Pará em outubro de 2022, com a inauguração do restaurante de Belém. A coluna apurou que o futuro Coco Bambu Marabá pode vir a funcionar dentro do Partage Shopping, mas não está descartado um outro destino na cidade.
Expansão
Leia mais:Empresa genuinamente marabaense, A Principal Bebê & Mamãe fincou bandeira em mais uma praça comercial na última semana, ao abrir loja no distrito Taboca, em São Félix do Xingu. Foi na modalidade franquia, tendo como investidores, empreendedores daquele município. O empresário Ergino Ferreira era visto comemorando a novidade com postagem nas redes sociais no final de semana.
Cheia
O rio Tocantins bateu o nível de 8 metros acima do normal no domingo e, nesta segunda-feira (20/1) já estava em 8,23 metros. Já o rio Itacaiunas foi a surpreendentes 9,40 metros, estando agora, ambos os rios, em nível de alerta. O novo Boletim Informativo de Vazões e Níveis emitido pela Eletronorte, confirma que a elevação vai continuar e o rio Tocantins deve ir a 8,98m no dia 23.
Chuvas intensas
As chuvas intensas seguem marcando presença no Pará, com volumes que podem ultrapassar 150 mm em algumas áreas nos próximos cinco dias. O meteorologista Arthur Müller, no quadro “Giro do Tempo” desta segunda-feira, 20 de janeiro, destacou que o acumulado será especialmente significativo em regiões como Altamira, aumentando o risco de transtornos e desafios para produtores locais. Além do Pará, outras regiões do Brasil também devem registrar mudanças no clima.
Aeroportos
O Governo Federal está considerando a construção de dois aeroportos executivos no Pará, com a intenção de iniciar suas operações ainda em 2025, durante a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém, no mês de novembro. A iniciativa visa facilitar o acesso de autoridades e visitantes, além de impulsionar o turismo no estado, aproveitando o evento internacional de grande porte para fortalecer a infraestrutura local. As informações são da Folha de S. Paulo.
Aeroportos II
O projeto está sendo liderado pelos ministérios do Turismo, e de Portos e Aeroportos, que estão coordenando as negociações com o governo estadual. Os dois novos terminais devem ser instalados em áreas cedidas pelo próprio Governo do Pará: um na região metropolitana de Belém e outro na Ilha de Marajó.
Discretas
Nos próximos meses, os serviços públicos de saúde de todo o país e organizações da sociedade civil parceiras do Ministério da Saúde receberão o autoteste de HIV em nova embalagem, menor e discreta. A atualização visa ampliar o diagnóstico da infecção, garantindo o tratamento no tempo certo, e consequentemente eliminando a transmissão. O autoteste para HIV tem distribuição gratuita em todo o território nacional e as unidades onde há distribuição podem ser consultadas pela internet. O exame é de fácil uso e pode ser realizado pela própria pessoa no momento e local que preferir, com a mesma facilidade de outros testes rápidos.
Tarja vermelha
A nova embalagem também traz uma tarja vermelha indicando que sua venda é proibida e o número gratuito de suporte do fornecedor, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. O exame é de fácil uso e pode ser realizado pela própria pessoa no momento e local que preferir, com a mesma facilidade de outros testes rápidos.
Consumo
O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 0,6% na atividade econômica em novembro na comparação com outubro. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em termos monetários, estima-se que o PIB acumulado até outubro – em valores correntes – tenha sido de R$ 10,708 trilhões. O consumo das famílias cresceu 5,7% no trimestre móvel encerrado em novembro.
Consumo II
O crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) de 10% no trimestre móvel findo em novembro é explicado pelo desempenho do segmento de máquinas e equipamentos, porém, todos os componentes contribuíram positivamente para o resultado da FBCF. Apesar disso, nota-se redução do crescimento comparado às taxas dos meses anteriores. O setor de máquinas e equipamentos manteve contribuição similar, contudo, os setores da construção da FBCF reduziram suas contribuições positivas.