Correio de Carajás

Repórter Correio

Nova ponte

O prefeito Tião Miranda foi pessoalmente nesta segunda-feira (2) conferir como andam as obras de construção da ponte sobre o Rio Itacaiúnas, e chegou ao local bem na hora em que estava sendo colocado o asfalto na pista de acesso do lado da Nova Marabá. A ordem é seguir firme nos trabalhos e entregar a obra no dia 25 de dezembro. Esta data, aliás, só é tratada informalmente, nos bastidores. A Prefeitura não confirma data para a inauguração.

Sem articulação

Leia mais:

Nem assumiu como prefeito, ainda, e Toni Cunha já vai conseguindo a sua primeira derrota na Câmara Municipal de Marabá. Ele tenta emplacar um projeto para alterar a Lei Orgânica, e mexer no percentual das emendas impositivas dos vereadores, baixando de 2% para 1,2%. No dia em que ele esteve na CMM conversando com os vereadores da atual legislatura sobre o assunto, não demonstrou muito poder de articulação, e pelo jeito foi sonoramente ignorado.

Sem articulação II

Para que tal projeto vingue, ele precisa que seja apresentado por um vereador e que este conte com apoio inicial de seis outros vereadores, ou seja, um terço da Casa. Depois disso, precisaria passar pelas comissões e ser aprovado por 2/3 dos membros do Legislativo em dois turnos. Já para conseguir os sete apoiadores iniciais, foi suado, e quem foi atrás de adesões foi o advogado Marcone Leite, que deverá ser figura ativa no novo governo. Tal situação, indicou aos vereadores que Toni sequer está contando com um representante de confiança entre os edis.

Uma década

A emenda impositiva acaba de completar 10 anos, segundo o vereador Elói Ribeiro, seu idealizador na época. Por ela, vereadores podem indicar diretamente o destino de recursos do Orçamento anual do Município, e a Prefeitura precisa cumprir. Há alguns critérios para isso, como a maior parte para a área de Saúde, por exemplo. Toni, além de diminuir o percentual, sonhava fazer isso já agora, antes da aprovação do Orçamento de 2025 e, segundo os vereadores, não encontrou clima pra isso.

Diplomação

O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deverá vir pessoalmente presidir a solenidade de diplomação dos eleitos em Marabá, a qual ocorrerá no dia 12 de dezembro. Ao lado dele, os dois juízes eleitorais da comarca: Caio Berardo, da 100ª Zona Eleitoral, e Alexandre Arakaki, da 23ª ZE.

Nada muda

Sobre a boataria na cidade quanto a possível perda de mandato de vereadores eleitos em Marabá, conversa pela qual muita gente anda anunciando que vai assumir em detrimento de outros, a conversa não é bem assim. Quem acompanha a política sabe que as ações tramitam na Justiça Eleitoral às vezes levam anos para casos que realmente podem redundar em virada de mesa. O que há de concreto no momento é que todos os 21 vereadores eleitos em outubro serão efetivamente diplomados e, após esse ato, vão estar aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro.

Bravura

O grande assunto em Marabá nesta segunda-feira (2) foi a ação corajosa da policial penal Sabrina Emanuele Sá de Souza, que agiu para legítima defesa de terceiro no domingo, contra um homem que, munido de faca, fazia a ex-companheira de refém, dentro de uma loja. Sabrina acabou tendo de atirar contra o agressor, que teve sorte e saiu da ocorrência com um tiro de raspão. A mulher que era vítima da situação foi libertada.

Entrevista

Mostrando uma personalidade forte Sabrina ainda aceitou falar à TV Correio ontem, quando narrou de própria voz a ordem dos acontecimentos, demonstrando claramente que agiu com responsabilidade e seguindo com rigor o seu treinamento policial. Ficou evidenciado que ela tentou demover o homem, armado com faca, da intenção de machucar a mulher, mas que em determinado momento ficou claro que ele pretendia machucá-la.

Homenagem

Sabrina Sá deverá ser alvo de homenagem na Câmara Municipal de Marabá, que ficou de votar nesta terça-feira (3) moção de aplausos à policial, reconhecendo o seu ato para salvar a vítima da situação de violência e ameaça de morte. É preciso destacar que a policial está grávida de 6 meses, como ela mesma destacou, mesmo assim, de folga, não se furtou a se envolver na situação tensa e perigosa.