Correio de Carajás

Repórter Correio

Avião caiu

Um avião de pequeno porte caiu nesta sexta-feira (29) no Rio Tapajós, em Itaituba, sudoeste do Pará. Equipes dos Bombeiros e também do Exército fazem buscas pelos ocupantes e pela aeronave, mas até o início da noite, apenas uma pequena parte da fuselagem foi localizada. Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou que trabalha “na busca pelas vítimas e pela a aeronave desaparecidas no rio Tapajós, em Itaituba”. Até a última atualização, não havia confirmação sequer sobre o modelo da aeronave, nem quantas pessoas estariam nela.

Avião caiu II

Leia mais:

A queda teria ocorrido nas proximidades do quartel do 53º Batalhão de Infantaria de Selva (53º BIS). Em nota, o Comando Militar do Norte (CMN) informou que militares avistaram o momento da queda do avião e acionaram duas equipes do Grupo de Combate da Seção de Embarcações. Os militares seguem atuando nas buscas e uma equipe de mergulhadores dos bombeiros em Santarém foi acionada. Moradores da região também estão na margem do rio Tapajós auxiliando nas buscas.

Operação

Uma operação da Polícia Federal contra o garimpo ilegal de ouro na região do Tapajós, oeste do Pará, prendeu dois servidores públicos, dois empresários e apreendeu carros de luxo, ouro e joias. Além dos 4 mandados de prisão, foram cumpridos 21 mandados de busca, sequestro de bens e medidas cautelares de afastamento dos servidores da função pública.

Operação II

Os mandados foram cumpridos em Santarém, Itaituba, Altamira, Rio de Janeiro e Goiânia. Não há informação sobre a quem pertence os 8 carros de luxo apreendidos. A quantidade de ouro e dinheiro recolhidos na operação não tinha sido contabilizada até a última atualização desta reportagem. Os nomes e os cargos dos alvos da operação Cobiça não foram divulgados oficialmente.

Anac

A Anac anunciou que intensificou em 2024 suas ações de fiscalização na Terra Indígena Munduruku, no Pará, como parte de uma operação conjunta. A iniciativa busca combater o garimpo ilegal e proteger a segurança das comunidades indígenas.  A operação foca na fiscalização de aeronaves, principal meio de suporte logístico em áreas remotas. Desde outubro, a Anac realizou três fases de fiscalização na região de Itaituba, com o acautelamento de dezesseis aeronaves e a instauração de seis processos administrativos por irregularidades identificadas.

Alô, Dnit

Já se vai mais de mês desde que o CORREIO alertou sobre as obras paradas na ponte sobre o Rio Araguaia, na divisa Pará/Tocantins, e até agora nada mudou. A empresa que deveria construir os acessos nas cabeceiras da ponte, asfaltar e sinalizar, no arremate final, construiu apenas o próprio canteiro de obras e depois sumiu. O Governo Federal, que deveria estar preocupado em entregar a obra, segue engolindo calado as piadinhas de que sequer uma obra quase pronta, e de tamanha importância, consegue entregar.

Lixões

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, divulgada pelo IBGE, revela importantes avanços no saneamento básico no Brasil, mas também destaca desafios persistentes, especialmente na destinação final de resíduos sólidos. Segundo o estudo, mais de 83,6% dos municípios do Pará ainda utilizam lixões como destino para os resíduos, um dos maiores percentuais no Brasil.

Lixões II

O Pará está entre os estados com maior uso de lixões, com 119 de 142 municípios (83,6%) adotando esta prática, atrás apenas do Amazonas (91,9%). Esse dado contrasta com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece prazos para a implementação de soluções ambientalmente adequadas, como aterros sanitários.

Saneamento

A pesquisa também mostrou que, apesar de avanços no acesso ao saneamento básico, muitos desafios ainda persistem, especialmente na Região Norte. Um dos destaques positivos foi o aumento na elaboração de planos municipais de saneamento básico, com 55,6% dos municípios brasileiros já regulamentando esses planos em 2023, mais que o dobro em comparação a 2017 (26,2%).

Homenagem

O saudoso poeta marabaense Ademir Bras recebeu mais uma homenagem da Fundação Casa da Cultura e do Museu Municipal, com o lançamento do documentário que conta um pouco dessa figura que deixa saudades. Ele faleceu em 5 de julho de 2022, aos 78 anos.