INVESTIGAÇÃO
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da Promotoria de Justiça da Defesa da Probidade Administrativa e Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social de Marabá, instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para investigar suposto exercício irregular do cargo de Conselheiro Municipal de Assistência Social no município.
COSANPA
Leia mais:A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizou na última terça-feira, 29, uma audiência pública em formato híbrido, em Belém, no intuito de reunir sugestões e comentários que visam aprimorar o edital de concessão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário nos municípios paraenses.
COSANPA II
A nova estrutura operacional prevê que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) será responsável apenas pela produção de água, enquanto uma concessionária – que ainda será escolhida por meio de processo licitatório – se encarregará da distribuição e tratamento do esgoto. Com isso, a água tratada chegará com mais qualidade às residências.
CONSANPA III
O Procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer, destacou a importância da participação popular em momentos como estes. “Hoje nós vencemos uma importante etapa do desafio que traçamos lá atrás, de combater os difíceis índices de distribuição de água e coleta de esgoto no Pará. O governo estadual contratou junto ao BNDES e consultores privados estudos técnicos que nos ajudam a encontrar as soluções mais econômicas e eficientes para garantir a universalização do acesso à água e ao esgoto à sociedade paraense”, disse.
BOLETIM DA MINERAÇÃO
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizou um panorama abrangente da produção minerária paraense, com dados sobre a evolução produtiva e comercial do setor, empregos e renda. No Pará, os produtos minerais correspondem, em média, a 72% da pauta de exportação. Em 2023, o Estado se consolidou como potência nacional no setor extrativo mineral, com 17,7% de participação na produção do Brasil, mantendo-se como o segundo maior produtor de minério, atrás apenas de Minas Gerais.
BOLETIM DA MINERAÇÃO II
O Estado do Pará alcançou o maior valor de exportação, atingindo US$ 15,7 bilhões, correspondendo a 43,5% do valor total exportado de minérios. O registro marca um crescimento de 5,6% no valor exportado. Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Brasil produziu 1,7 bilhão de toneladas de minérios em 2023. As substâncias metálicas, como minério de ferro, alumínio e cobre, são os pilares da produção paraense, sendo Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Paragominas e Oriximiná os municípios que se destacam no setor, sendo os responsáveis pelo fomento e arrecadação de royalties.
BOLETIM DA MINERAÇÃO III
O estudo da Fapespa avaliou ainda o potencial do setor mineral na geração de emprego e renda. A análise apontou que, no Pará, foram registradas 78 mil pessoas ocupadas no setor mineral, um crescimento de 50% em relação a 2014, e de 21,9% em comparação a 2022. Parauapebas, município do sudeste paraense, está na liderança brasileira da geração de empregos, com 4,2% do total registrado em 2022, totalizando 8.497 empregos. Em seguida, estão Canaã dos Carajás, na mesma região, com 2,3%, e estoque de 4.671 vínculos, e Marabá, com estoque de 3.106 empregos formais em 2022.
BOLETIM DA MINERAÇÃO IV
Atualmente, o Boletim de Mineração é considerado o estudo mais completo sobre o setor, embasando a elaboração de políticas públicas e investimentos, em um cenário prévio à COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que ocorrerá na capital paraense. “O estudo tem como objetivo apresentar uma análise detalhada do desempenho da mineração paraense no período recente. Assim, por meio de dados oficiais, exploramos os principais fatores que influenciam o setor de mineração no Pará”, detalha Márcio Ponte, diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural (Diepsac).