Correio de Carajás

Repórter Correio

FEIRA COBERTA

O vereador e presidente da Câmara, Alécio Stringari, que deixa o cargo no final do ano, vai pedir ao Poder Executivo na sessão ordinária desta terça-feira (29), a construção de uma feira coberta no Bairro São Félix. Segundo o legislador, a localidade é um dos maiores centros de varejo da região, já que atende o bairro e as cidades circunvizinhas que veem à Marabá para realizar suas compras. Além disso, para Stringari a feira, sugerida para ser construída no Loteamento Novo Progresso, iria gerar empregos diretos e indiretos na comunidade.

ASFALTO À VILA ESPÍRITO SANTO

Leia mais:

Outra solicitação da Câmara Municipal que tem como destino a Prefeitura de Marabá é a pavimentação asfáltica da estrada de acesso a Vila Espírito Santo, no Núcleo São Félix. A pedido da vereadora Vanda Américo, o trecho entre a vila e o viaduto sobre a linha ferroviária trará aos moradores e turistas uma maior qualidade de vida em razão da melhor trafegabilidade e mobilidade urbana.

ORLA

Além disso, Vanda indicou ao Poder Executivo a construção de uma orla na Vila Espírito Santo, às margens do Rio Tocantins. Por lá, acontece anualmente o Festival do Cari, que leva dezenas de turistas, que visitam a região. Para a vereadora, uma orla iria valorizar o turismo local e proporcionar aos moradores e visitantes um ambiente muito melhor.

Concurso dos Correios

Terminou na última segunda-feira, 28, o prazo para as inscrições no concurso dos Correios. A seleção pretende preencher 3.511 vagas, sendo que 3.099 são para o nível médio e 412 para o nível superior.  As inscrições começaram no dia 10 de outubro no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). De acordo com informações dos Correios, mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram. Os salários variam entre R$ 2.429,26 (para os cargos de nível médio) e R$ 6.872,48 (para os cargos de nível superior).

No Pará maioria é MDB

No Estado do Pará, a divisão por partidos nos 144 municípios ficou definida após o segundo turno que aconteceu no último domingo, 27.  Ao todo, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) estará à frente de 87 cidades paraenses, incluindo a capital, Belém, que se torna a mais simbólica para o governador Helder Barbalho. A divisão das demais ficou assim: PP (15), PSD (14), União (13), Republicanos (5), Avante (2), PT (2), PDT (1) e o Partido Liberal só fez um prefeito, que é Toni Cunha, de Marabá.

PSD e MDB no Brasil

O PSD e o MDB, que fazem parte do centrão, saem das eleições municipais como os maiores partidos nacionais e vão governar cerca de 37 milhões de pessoas cada um. Os dois elegeram prefeitos em cinco capitais cada um — o melhor desempenho entre todos os partidos. PSD venceu no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Curitiba, São Luís e Florianópolis. Além de São Paulo, o MDB foi eleito em Belém, Porto Alegre, Macapá e Boa Vista.

Crescimento do PL

O Partido Liberal triplicou de tamanho, sendo eleito em cidades com uma população total de 27 milhões. Republicanos e PT também cresceram. O PL é o partido que cresceu. A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro teve a maior alta destas eleições em termos de população governada. Alta de 193% —o que significa que o PL triplicou. De 9 milhões de pessoas, em 2020, o PL vai agora governar 27 milhões. O crescimento ocorre após a ida de Bolsonaro para a sigla. O ex-presidente se filiou ao partido em 2021. Em 2022, concorreu à reeleição pelo partido e foi derrotado. Mas naquele ano o PL elegeu a maior bancada para a Câmara dos Deputados. Isso rendeu ao partido a maior fatia do Fundo Eleitoral para as eleições deste ano.