Correio de Carajás

Repórter Correio

Transição

Em decreto assinado no dia 9 e publicado no Diário Oficial no dia 11 de outubro, o prefeito Tião Miranda nomeou a Comissão Administrativa de Transição de Mandato (CATM). O organismo vai seguir o que rege a Lei Orgânica Municipal e a Instrução Normativa nº 4/2024/TCMPA, de 18 de junho de 2024. O intuito é garantir que o futuro governo municipal, mandato 2025-2028, já possa tomar pé dos tramites administrativos.

Transição II

Leia mais:

São oito membros, sendo os indicados do atual governo: Karam El Hajjar, secretário de Planejamento, como coordenador; Absolon Mateus Sousa Santos, procurador-geral do Município; Lígia Maia de Oliveira, controladora-geral do Município; e Suzana Sousa Silva Reis, contadora. Da parte do prefeito eleito, Antônio Carlos Cunha Sá: João Eufrágio de Alcântara Tatagiba, como coordenador; Ítalo Ipojucan de Araújo; Marcone Walvenarque Nunes e Francisco Carlos Sampaio Sá.

Uepa

A Universidade Estadual do Pará (Uepa), que tem campus e cursos em Marabá, confirmou já ter publicado o edital do seu Processo Seletivo 2025. As inscrições começam na próxima semana, em 22 de outubro, com oferta de mais de três mil vagas em 19 munícipios paraenses.

Afundou

Um empurrador, que navegava acoplado a uma balsa, naufragou nas proximidades de Vila do Conde, no município de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, na noite de 15 de outubro. De acordo com a Marinha do Brasil (MB), a tripulação da embarcação, composta por nove pessoas, se deslocou para a balsa, ficando à deriva. Por sorte, ninguém se feriu.

Afundou II

O Navio-Patrulha “Pampeiro”, da MB, foi acionado para realizar o resgate dos tripulantes à deriva. Enquanto isso, duas embarcações, que estavam nas proximidades, prestaram apoio e conseguiram resgatar todos os tripulantes, os quais passam bem. Momentos após a embarcação naufragar, os ocupantes gravaram vídeos onde mostra o empurrador sendo engolido pela água.

Recolhida

Segundo a Marinha, a balsa foi recolhida e não oferece riscos à navegação. Além disso, não há registro de poluição ambiental no local. A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) instaurou Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidades. Até o momento, não se sabe o que fez o empurrador naufragar.

Fusão das aéreas

A fusão entre Azul e Gol voltou a ser negociada pelas companhias aéreas. A expectativa é de que o anúncio do negócio ocorra ainda em 2024, mas que os trâmites junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que precisa aprovar o negócio, estenda-se para o próximo ano. As empresas são concorrentes no mercado brasileiro, que já é altamente concentrado em três companhias. Tanto a Azul quanto a Gol passam por dificuldades e tentam reorganizar as finanças. Essa, todavia, tem sido uma situação comum no setor aéreo.

Tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo — o terceiro nível mais grave — de tempestades para 29 municípios das regiões sul, sudeste e sudoeste do Pará. Todas as 15 cidades da Região de Integração do Araguaia estão incluídas. É o começo da transição para o inverno, como o órgão já havia apontado. Chuvas fortes têm sido registradas em todo o eixo centro-sul do Brasil e deixaram um rastro de estragos em São Paulo.

Tempestades II

“Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. Estão previstas chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, diz o alerta do Inmet, divulgado na terça-feira (15). Na escala do Inmet, uma chuva forte é aquela que tem de 20 a 50 milímetros por hora, como as estão previstas no alerta amarelo emitido, que tem validade até esta quarta-feira (16) e pode ser prorrogado. Acima de 50 milímetros por hora, a chuva pode ser chamada de “violenta”.

Municípios

Como há riscos de relâmpagos, é recomendável não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada na hora da tempestade. Os ventos fortes também podem causar perigo no trânsito, sobretudo para motociclistas. Entre os municípios mais próximos de Marabá, os que estão na lista são: Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.