Correio de Carajás

Repórter Correio

Judiciário

O desembargador Roberto Gonçalves de Moura foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (09.10). Ele estava no cargo de vice-presidente e deve assumir a presidência no lugar da desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos. A posse deve ocorrer no dia 3 de fevereiro de 2025 – primeiro dia útil do mês.

Judiciário II

Leia mais:

Na mesma sessão desta quarta-feira, o pleno do TJPA aprovou o nome do desembargador Luiz Neto como vice-presidente. Roberto Moura ingressou no Judiciário paraense no ano de 1989, na comarca de Xinguara, onde ficou até 1993. Ele também passou pelas comarcas de Altamira e Capanema. Na comarca da capital, já atuou na 4ª Vara Penal, na 1ª Vara Penal, na 4ª Vara Cível, na 8ª Vara de Execução Penal e na 8ª Vara de Família. O magistrado ascendeu ao desembargo há mais de 10 anos, no dia 15 de fevereiro de 2012.

Preparação

A equipe da Sinobras marcou para este final de semana, no sábado, dia 12, um treino aberto para a tradicional Corrida do Aço. O objetivo é apresentar aos atletas o trajeto da 12ª edição do evento, com saída às 5h45 da Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.

Sul do Pará

O secretário municipal de Educação de Redenção, Fernando Gomes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Universo, recepcionaram a equipe técnica da Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA), para avaliar a área destinada à construção do novo campus na cidade, na última segunda-feira (7). A visita marcou um passo importante para a implantação do polo universitário, que visa expandir o acesso ao ensino superior gratuito na região. De acordo com Fernando Gomes, a área que será doada para a construção do campus foi inspecionada pela equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

Alerta

Ter tido Covid dobra o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte prematura, de acordo com uma nova pesquisa liderada pela Cleveland Clinic, importante centro médico dos Estados Unidos. De acordo com o estudo, pessoas que tiveram Covid apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de ter um evento cardíaco grave ou um derrame em até três anos após a doença. O risco foi ainda maior para indivíduos que foram hospitalizados por conta da doença respiratória. Publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology nesta quarta-feira (9/10), o estudo usou informações de 10.005 pessoas que tiveram Covid e 217.730 pessoas não infectadas. Os dados vieram do UK Biobank.

Número errado

Um caso inusitado aconteceu com um vereador do município de Argirita, na região da zona da mata de Minas Gerais. José Iria de Araújo (PSD), de 60 anos, conhecido como “Duda”, teve um número registrado na urna eletrônica. No entanto, fez a campanha eleitoral com outro número de votação, que estava em seus “santinhos”. O código usado nos materiais distribuídos durante o pleito foi o 55.608. Contudo, a candidatura dele foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 55.508, com um dígito diferente do informado.

Número errado II

Eleito em 2004, ele participou de todas as eleições seguintes – 2008, 2012, 2016 e 2020 – usando sempre a mesma centena (final 608). Neste ano, o 508 quebrou o padrão adotado pelo candidato. Após a contabilização dos dados nas 12 seções e os 52 votos recebidos, Duda não conseguiu votação para se manter como parlamentar. Conforme dados da Justiça Eleitoral, o registro da candidatura de Duda aconteceu no dia 30 de agosto.

Xinguara

Por apenas 18 votos de diferença, Osvaldinho Assunção vai governar Xinguara de novo, a partir de 2025. Ele teve 10.452 votos 37,97%, contra 10.334 de Enric Lauriano (PL). O mais interessante é que o atual gestor e candidato a reeleição, Dr. Moacir, teve apenas 6.743 votos, ou 24,49%, ficando em terceiro lugar.

Concurso

Foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9/10) os extratos dos editais do concurso dos Correios. São 3.099 vagas para nível médio e 412 de nível superior, com salários iniciais entre R$ 2,5 mil e R$ 6,8 mil. Vale lembrar que o extrato é um resumo do edital do concurso público que será publicado em breve no site do IBFC, banca organizadora do certame. Conforme indicado nos documentos, o concurso Correios irá ofertar vagas de níveis médio e superior, para os cargos de Agente de Correios – Carteiro (nível médio) e Analista de Correios (nível superior).