Correio de Carajás

Repórter Correio

Voo extra

A Latam está mantendo um voo extra na rota Marabá-Brasília-Marabá (LA 3650) ao longo deste mês de setembro, até outubro, nas terças, sextas e sábados. No sentido rumo à Capital do país, a decolagem está acontecendo às 11h10 da manhã. Isso sem prejuízo ao já tradicional voo diário das 5 horas. Para quem sempre teve problemas com o voo da madrugada, está sendo uma ótima opção. No sentido inverso, o Airbus A320 decola de Brasília às 8h25 e pousa em Marabá às 10h30. São duas horas de voo.

Ouro ilegal

Leia mais:

A Polícia Federal deflagrou a operação “Bruciato II”, nos estados do Pará, Tocantins e Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (11). Foi a segunda etapa da ação iniciada nesta terça-feira (10). Desta vez, os alvos são os responsáveis pela comercialização ilegal de ouro na região sul do Pará. Os suspeitos atuam no financiamento indireto da exploração ilegal do minério, extraído da Terra Indígena Kayapó. Quatro pessoas foram presas em Redenção e duas em Cuiabá (MT).

Ouro ilegal II

Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. No Pará, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão em Redenção; 3 de busca e apreensão em Tucumã; e 1 de busca e apreensão em Cumaru do Norte. Houve ainda uma busca e apreensão em Palmas (TO). Em Cuiabá (MT), foram cumpridos 1 mandado de busca e apreensão e 2 de prisão.

Esgotados

Os ingressos das arquibancadas para o Círio de Nazaré 2024, em Belém, começaram a ser vendidos na terça-feira (10) e já esgotaram. Foram menos de 24 horas para que todos os lugares fossem vendidos e as gratuidades preenchidas, segundo Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A organização informou que a data para a retirada das gratuidades passou do dia 24 de setembro para o dia seguinte, quarta-feira (25). Estes ingressos são destinados para idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência.

Círio

De acordo com a DFN, ainda não há previsão para a abertura de um 2º lote, pois novas vendas dependem da destinação dos ingressos gratuitos, que poderão ser adquiridos a partir do dia 17 de setembro no portal da lojinha do Círio. Serão disponibilizados 900 ingressos gratuitos, sendo 300 para o Círio e 600 para a Trasladação. Para as crianças de até dois anos de idade, o direito da gratuidade é garantido sem a necessidade de cadastro. Os ingressos grátis serão entregues somente no dia 25 de setembro, na sede da Diretoria da Festa de Nazaré, localizada no Centro Social de Nazaré, na área do estacionamento da Basílica Santuário.

Contra a “gatonet”

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizará neste mês um concurso voltado ao desenvolvimento de soluções para bloquear TV Boxes irregulares, aparelhos que transmitem de forma clandestina canais por assinatura e serviços de streaming pagos. A maratona de programação, realizada em parceria com a Comunidade Hackathon Brasil, ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro e terá prêmios de até R$ 7 mil para o primeiro colocado.

Desoneração

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana a urgência para votação do projeto que prevê transição para o fim da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia e da alíquota cheia do INSS em municípios com até 156 mil habitantes. O projeto foi aprovado em agosto pela Senado. A proposta mantém a desoneração da folha de pagamento para esses setores integralmente em 2024 e prevê a reoneração gradual entre 2025 e 2027. A retomada gradual da tributação a partir de 2025 terá alíquota de 5% sobre a folha de pagamento. Em 2026, serão cobrados 10% e, em 2027, 20%, quando ocorreria o fim da desoneração. Durante toda a transição, a folha de pagamento do 13º salário continuará integralmente desonerada.

Desoneração II

Para municípios com até 156 mil habitantes, a retomada da contribuição previdenciária também será escalonada: até o fim deste ano, será de 8% e no ano que vem, o percentual será de 12%. Em 2026, será de 16%, chegando aos 20% em 2027, no fim do período de transição.

Congresso

No ano passado, o Congresso Nacional havia aprovado a manutenção da desoneração da folha, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou trechos da Lei 14.784, de 2023. O Congresso derrubou o veto e o governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que deu prazo até 11 de setembro para que o Congresso e o Executivo buscassem um acordo sobre a desoneração.