Transplante inédito
No último dia 3 de julho foi realizado em Belém o primeiro transplante ósseo do Estado do Pará. O paciente foi um homem de 62 anos, que há anos sofria com dores fortes no quadril. O médico responsável pela cirurgia, o ortopedista George Kalif, explica que o homem usou por anos uma prótese no quadril, só que o material sofreu desgaste com o tempo e a prótese se soltou, causando uma grande lesão no osso da pelve (o acetábulo), um caso grave que tem como indicação de tratamento a cirurgia de transplante ósseo.
Transplante inédito II
Leia mais:A cirurgia, realizada via SUS no Hospital Maradei, foi considerada um sucesso. Se antes os pacientes com casos semelhantes só podiam ser submetidos ao transplante ósseo em hospitais habilitados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, hoje é possível passar pela cirurgia em Belém, no referido hospital. O enxerto ósseo utilizado no paciente foi disponibilizado pelo Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), do Rio de Janeiro, instituição vinculada ao Ministério da Saúde. Um dia após a cirurgia, o paciente recebeu alta.
Rodovias federais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço parcial de dados da Operação Férias Escolares 2024, do período de 12 a 14 de julho, que analisa os acidentes e infrações de trânsito no Pará. No total, foram registrados 15 acidentes e oito mortes somente no último final de semana. Ainda conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (15), as autuações mais cometidas foram de excesso de velocidade e ultrapassagem, com 450 e 196 ocorrências, respectivamente. Um dos acidentes foi na BR-010, em Ipixuna do Pará, no nordeste do estado. Um carro foi prensado entre carreta e caminhão na sexta-feira (12). Na colisão, quatro pessoas morreram e uma quinta vítima ficou gravemente ferida.
Karatê
O Pará provou mais uma vez que é um estado forte no karatê e a prova foi o sucesso da delegação paraense em uma competição nacional. Atletas paraenses foram destaque e colocaram o Pará no pódio do Campeonato Nacional de Karatê 2024, competição realizada no último final de semana, em Capinzal (SC). Com uma delegação de 21 atletas, o estado conseguiu 42 medalhas, sendo 20 de ouro; 13 de prata e 09 de bronze. Na classificação geral, o Pará ficou na segunda posição.
Sul do Pará
Uma criança de apenas dois anos de idade morreu vítima de afogamento em uma represa no município de Rio Maria, no sul do Pará. A tragédia aconteceu na tarde do domingo (14), em uma represa que fica localizada em uma fazenda, na região conhecida como Boteco Redondo, distante a cerca de 20 quilômetros da cidade da cidade. De acordo com os relatos de pessoas que estavam no local onde a tragédia aconteceu, o pequeno Ravi Lucas da Silva Santos, de dois anos de idade, brincava na companhia de familiares e outras crianças nas proximidades da sede da fazenda, quando em dado momento, foi percebida a ausência da criança.
Morte no palco
No último sábado (13), o cantor Ayres Sasaki morreu após sofrer uma descarga elétrica em cima do palco. A situação aconteceu durante uma apresentação em um hotel de Salinópolis, no Pará. O artista de 35 anos faleceu na hora. Testemunhas apontam que o choque aconteceu no momento em que ele usava um violão. “Estamos inteiramente dedicados a prestar apoio à sua família e cuidar das providências necessárias. Estamos oferecendo todo o suporte necessário neste momento difícil. Reiteramos nosso compromisso em colaborar com as autoridades competentes para os devidos esclarecimentos”, disse a equipe do hotel em nota.
Golpe do ‘Vaticano’
Em Ananindeua, na Grande Belém, um homem foi preso pela Polícia Civil por vender pacotes de viagens falsos com roteiro religioso a fiéis. Segundo as autoridades, estima-se que ele tenha recebido mais de R$ 800 mil das vítimas, em sua maioria, idosos, que acreditavam estar investindo em passeios a pontos turísticos e religiosos, como o Vaticano. As vendas desses pacotes eram feitas por ele mesmo, que apresentava as propostas em encontros de igrejas, com passagens e até reserva de hotéis em mãos, mas as viagens nunca aconteciam. Os pacotes chegavam a custar R$ 70 mil.