Correio de Carajás

Repórter Correio

Cobre do Salobo

A Vale informou que, apesar do incidente ocorrido na usina de Salobo 3, onde ocorreu um incêndio esta semana, não há motivos para alterar as projeções divulgadas sobre a produção ou venda de cobre em 2024. A empresa estima uma produção entre 320 mil e 355 mil toneladas de cobre no ano. A mineradora também está analisando as causas do incidente em Salobo 3, enquanto executa o plano para retomar atividades o local.

Fórum empresarial

Leia mais:

Acontece nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 19 horas, no Casarão Eventos, o 1º Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Marabá e Região. A realização é do Partage Shopping Marabá. Um dos palestrantes, inclusive, é Adriano Capobianco, diretor comercial e de novos negócios do Partage Malls. Outro palestrante também confirmado é Ian Corrêa, vice-presidente da Sinobras e do Grupo Aço Cearense.

Bomba no navio

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Pará (PMPA), foi acionado nesta quarta-feira (19), após uma bomba ter sido encontrada dentro de uma bolsa no convés de um navio ancorado no porto de Vila do Conde, que fica em Barcarena, nordeste do estado. A embarcação, que tem tripulação de origem filipina, iria sair do local pela madrugada com destino aos Estados Unidos, segundo a PM. A Polícia Federal, que também foi chamada para o caso, confirmou que o objeto era explosivo. O material foi detonado em uma área segura.

Bomba no navio II

Inicialmente, o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), responsável pelo policiamento ostensivo na região, tinha sido comunicada sobre o encontro do suposto artefato explosivo. Após ser confirmada a possibilidade do material ser uma bomba, a área foi isolada e o Bope, acionado. A equipe de explosivistas do Batalhão de Operações Especiais, que já está no local, fará a avaliação e destruição do material do objeto que, até o momento, não há confirmação se é explosivo ou não. Nas redes sociais, um vídeo foi compartilhado sobre o caso. O homem, que filma de longe o porto de Vila do Conde, menciona que o navio seria da “Ucrânia”.

PA-279

Um motociclista morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente grave na PA-279, em Tucumã, sudeste do Pará. De acordo com testemunhas, três motociclistas estavam emparelhados fazendo uma manobra ilegal, quando bateram em um carro. Pelas imagens é possível ver o automóvel caído em um barranco, para fora da pista. A vítima foi identificada como Vitor Emanoel Trindade Sousa, de 22 anos. Relatos apontam que o motorista do carro ficou no local para prestar socorro aos sobreviventes. Os feridos foram levados para o hospital regional mais próximo. Sobre o caso, a Polícia Civil (PC) informou que a vítima não possuía carteira de habilitação.

Funai

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu na última terça-feira (18) representantes de conselhos e lideranças indígenas do Pará para tratar sobre os procedimentos de demarcação de terras no estado. Na reunião, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e a diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho, informaram aos indígenas em quais etapas do processo de demarcação se encontram as terras Munduruku Taquara, Munduruku e Apiaká do Planalto, Bragança/Marituba, Cobra Grande e Tupinambá — todas no estado do Pará. Mesmo com as dificuldades enfrentadas devido ao déficit de servidores e problemas estruturais, a autarquia afirma que tem caminhado para a regularização das áreas.

Funai II

Durante a reunião, Joenia Wapichana explicou que a Funai passou por um longo processo de sucateamento, o que dificulta os processos de demarcação e a implementação da política indigenista.  Entre as medidas tomadas para reverter esse quadro, está a criação de um grupo de trabalho para discutir a reestruturação da autarquia. Atualmente, o quadro da entidade é composto de 1.326 servidores para atender os povos indígenas de todo o país. Além disso, os problemas estruturais das Coordenações Regionais (CRs), por falta de recursos, também dificultam a atuação da Funai.

Carne apreendida

A Polícia Civil prendeu dois homens suspeitos de cometer crime contra a fauna e também apreendeu cerca de 5 toneladas de carnes de animais silvestres que estavam sendo comercializadas de forma ilegal em uma feira em Abaetetuba, região nordeste do Pará. As carnes estavam escondidas em diversos pontos da feira. Um grupo com 7 pássaros da fauna silvestre foram apreendidos e também foi constatado maus-tratos contra dois animais cães que eram agredidos pelo tutor.