Correio de Carajás

Repórter Correio

Pós-acidente

O ônibus que levava 40 pessoas e tombou em Tucuruí estava apto para fazer a viagem e havia passado por revisões, segundo o Instituto Federal do Pará (IFPA). O veículo começou a ser retirado da ribanceira com ajuda de um guindaste na tarde desta segunda-feira (27) e vai passar por perícia para averiguar as causas do acidente, que deixou quatro mortos. O motorista foi um dos que perderam a vida.

Pós-acidente II

Leia mais:

A viagem era para levar estudantes e servidores para os Jogos dos Institutos Federal (JIF) 2024, que ocorreria em Tucuruí. Os jogos foram cancelados e o IFPA disse que “está prestando toda assistência necessária para as vítimas envolvidas no acidente”. A instituição de ensino suspendeu as atividades acadêmicas, ao decretar luto de três dias a partir desta segunda-feira (27), e manteve apenas atividades administrativas, devido à situação de emergência.

Presidência da Vale

A Vale contratou a consultoria Russell Reynolds para auxiliar a mineradora na escolha do novo presidente da companhia, segundo comunicado. O atual presidente é Eduardo Bartolomeo, que deve ficar no cargo para fazer a transição para a nova liderança, no início de 2025, e também deve atuar como membro do Conselho de Administração até 31 de dezembro do ano que vem.

Presidência da Vale II

O conselho aprovou a contratação da consultoria, ressaltando que o processo de sucessão segue o estatuto social da companhia e a legislação aplicável. “A Vale reitera que manterá o mercado informado a respeito de evoluções materiais sobre a definição do seu novo presidente”, diz a companhia. O processo ainda vai incluir a definição de uma lista tríplice de candidatos. A escolha final será efetivada até o final do ano. O processo de sucessão de Bartolomeu ganhou notoriedade após o governo federal tentar emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no cargo, o que foi visto como uma interferência pelo mercado.

Parauapebas

A eleição para prefeito em Parauapebas, que parecia caminhar para uma polarização entre o candidato de Darci: Rafael Ribeiro e o da oposição, Aurélio Goiano, ganhou novo capítulo neste início de semana. E a “novidade” entrega possível racha no grupo de Darci Lermen. É que o deputado federal Keniston, agora se diz pré-candidato, também. Ele jogou essa publicamente em entrevista no rádio e, sem falsa modéstia, disse que a sua participação qualificaria o debate.

Garimpeiro preso

Um garimpeiro do Pará investigado por vários crimes foi preso preventivamente no Mato Grosso no sábado (25). Ele é apontado pela polícia do Pará pelo homicídio qualificado do próprio sócio, motivado pela disputa do ouro no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, no sudoeste do Pará. A prisão preventiva foi cumprida por policiais civis de Castelo dos Sonhos, com apoio da polícia do MT.

Garimpeiro preso II

O alvo da ação policial foi encontrado no distrito Nova Fronteira, no município de Tabaporã, onde ele tentava fuga distante cerca de 530 km de Castelo dos Sonhos. Segundo a polícia, o investigado estava escondido em área rural e afastada, e por volta de 17h45 fugiu para a mata. Foram cinco horas de procura até os agentes o encontrarem por volta de 22h30 e o apresentarem na madrugada de sábado na delegacia de Tabaporã.

Preocupante

Um estudo da Climate Central apontou o futuro de cinco regiões costeiras do Brasil que podem ficar submersas até o final do século, incluindo Belém. Segundo o estudo, o motivo principal desse acontecimento diz respeito ao aumento do nível do mar, consequência direta do aquecimento global. Esse aumento não significa apenas o desaparecimento de terras, mas também as inundações frequentes, a erosão costeira, a salinização da água doce e a perda de biodiversidade, vistos como impactos devastadores que podem ser esperados.

Estágio

Estudantes de vários cursos de graduação podem concorrer a uma das 100 vagas de estágios no Pará para a área da mineração. As oportunidades serão distribuídas para cinco municípios do Estado: Belém, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas.

Estágio II

As vagas oferecidas pela mineradora Vale são voltadas para estudantes de todas as idades que estejam cursando o ensino superior, com previsão de formação entre dezembro de 2025 e dezembro de 2027.As inscrições ficam abertas até o dia 24 de junho pelo site da mineradora, de forma gratuita. A carga horária de trabalho é de até 6 horas. As vagas contemplam dois formatos de trabalho: presencial e híbrido.