Internet
Figurando no mapa dos maiores provedores de internet banda larga e serviços de telecom do Brasil, a Fibralink, empresa marabaense, inaugurou nesta sexta-feira (17) a sua nova sede em Parauapebas. O CEO Rodrigo Barroso esteve com a sua equipe abrindo as portas do imponente e tecnológico prédio, no Bairro União, de onde a empresa deve seguir investindo na sua expansão naquela região.
Nova conselheira
Leia mais:Na tarde desta sexta-feira (17) foi realizado o ato de posse da nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), Ann Clélia de Barros Pontes, na sede da Corte de Contas. Ela foi eleita pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e ocupa a vaga do conselheiro aposentado Sérgio Leão, que completou 75 anos em abril passado, chegando à aposentadoria compulsória. O presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, empossou a nova conselheira, seguindo os ritos de juramento e assinatura do histórico livro de posse de membros da Corte de Contas, que tem 41 anos, mesmo tempo de implantação da instituição.
Nova conselheira
Ann Pontes é a terceira mulher a ser empossada como membro do TCMPA. Ela é paraense, advogada, com pós-graduação em Direito Ambiental, tem experiência no executivo municipal e estadual, além de ter sido deputada federal por dois mandatos.
Abrangência
A nova conselheira será responsável pela 1ª Controladoria do TCMPA e relatora das prestações de contas dos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Brejo Grande do Araguaia, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção do Pará, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia, Tucumã e, na Prefeitura de Belém, que tem a divisão dos órgãos municipais pelos sete conselheiros, ela relatará as contas da Semob, Guarda Municipal, Secon, Sefin e Semad.
Fechou
A Samsung fechou a sua loja no Partage Shopping Marabá nesta semana. A empresa estava no centro lojista desde a sua inauguração, em 2013. O espaço privilegiado, no piso L2, certamente não ficará vago por muito tempo.
Despedida
Foi sepultado em Marabá, na tarde de quinta-feira (16/5), o corpo Natanael Pereira Sodré, ex-secretário de finanças da Prefeitura Municipal, na gestão do falecido prefeito Geraldo Veloso. Sodré era de Ibiporã (PR) e chegou a Marabá em 1977, com a missão de gerenciar a primeira agência do Bamerindus na cidade, banco privado que tinha sede no seu estado, o Paraná. Aqui conheceu a sua esposa e companheira de toda a vida, dona Cidinha, e com ela teve os filhos Bruno e Rafael, marabaenses.
Diária salgada
O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), gastou R$ 99,6 mil de recursos públicos em diárias para o exterior para um segurança que o acompanhou em viagens para Londres, no Reino Unido, e Madri, na Espanha. A quantia foi paga no mês de abril ao servidor Marcelo Ribeiro Pires, segundo o portal da transparência do tribunal. O funcionário, lotado no gabinete de Toffoli, é responsável pela segurança do ministro. A assessoria de comunicação do tribunal disse à Folha que “a contratação do serviço de segurança no exterior custa mais caro do que a concessão de diárias a servidores que, inclusive, já conhecem a rotina e a necessidade dos ministros”.
Semana do MEI
Na segunda-feira (20) ocorrerá a abertura da 15ª Semana do Microempreendedor Individual, que ocorrerá de 20 a 24 de maio, no Sebrae em Marabá. Trata-se do maior evento de empreendedorismo e negócios para o MEI no Brasil, com programação online e presencial, toda gratuita. O evento ocorre na segunda (20), das 15 às 18 horas, de terça (21) a quinta (23), das 10 às 19 horas, e na sexta-feira (24), das 9 às 16 horas.
Semana do MEI
Na Semana do MEI serão ofertadas 65 capacitações nos municípios de Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia. Nesta edição, a Semana do MEI vai focar nos setores com maior abertura de empresas no estado: comércio varejista de artigos de vestuário, cabeleireiros e manicures, minimercados, promotores de vendas e restaurantes. Atualmente, no Pará estão registrados 332.539 MEI, na região Carajás são 24.278 MEI.