Correio de Carajás

Repórter Correio

Prêmio Sebrae

O Sebrae Pará recepciona os profissionais de comunicação de Marabá nesta quinta-feira, dia 16, para um café da manhã especial, de lançamento do Prêmio Sebrae de Jornalismo – 11ª Edição. O encontro será a partir das 8h30, na agência da entidade, na Folha 28 da Nova Marabá.

Novo bispo

Leia mais:

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (15), o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Bragança do Pará (PA), apresentado por dom Jesús María Cizzaurre Berdonces. No mesmo ato o Santo Padre nomeou o novo bispo daquela Diocese: dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança.

Emergência

Dois municípios do Pará tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), pela Defesa Civil Nacional, devido às fortes chuvas com riscos de desastres. Com o reconhecimento, publicado na terça-feira (14), Concórdia e Oeiras do Pará podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Emergência II

A solicitação de recursos ao MIDR é feita pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia metas e valores solicitados. Aprovada, a medida é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Pacto de raça

O Tribunal de Contas do Estado do Pará viveu momento histórico com o lançamento do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade de Raça no Pará, na última semana. A iniciativa coordenada pela Procuradoria do Tribunal, visa contribuir e fomentar a promoção da equidade racial no território paraense por meio da atuação em rede entre as instituições participantes, com enfoque em ações pedagógicas e orientadoras.

Redução de 45%

Segundo o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), os 15 municípios incluídos no Decreto de Emergência Ambiental, instituído pelo governador Helder Barbalho, tiveram redução de 45% em relação ao período anterior (agosto de 2021 a julho de 2022). Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia, que estão no foco da Operação Curupira, de combate ao desmatamento, apresentaram, juntos, redução total em área equivalente a 1.531 km².

Dendê

A regulamentação da comercialização de dendê no Estado do Pará começou em 2 de maio, quando entrou em vigor a norma que estabelece a obrigatoriedade do cadastramento das áreas de cultivo, beneficiamento e transporte de frutos de palma de óleo (conhecido popularmente como dendê), espécie que dá origem ao óleo de palma. A partir daquela data, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) e forças de segurança estadual – polícias civil e militar – começara a atuar para disciplinar o transporte de dendê. A iniciativa conta com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma) e de seus associados.

Dendê II

A ação integra uma estratégia maior, construída em 2023 e lançada em janeiro deste ano com a Portaria N°6143/2023, para mapear, cadastrar e rastrear a produção de cachos de frutos frescos de palma de óleo, mediante recolhimento de taxa e emissão de Guia de Trânsito Vegetal (GTV).

Repercute

“Assim como aconteceu em outras cadeias produtivas com a implementação da ferramenta, o produtor passará a prestar informações sobre origem, destino e quantidade de itens transportados e, em contrapartida, o Estado garantirá segurança jurídica ao mercado, em especial quando se discute em nível global estratégias para rastreio e certificação de produtos oriundos da Amazônia”, afirma Carlos Xavier, que preside a Federação da Agricultura no Pará (FAEPA).

Fronteiras do Pará

Na terça-feira (14), no plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foi realizado um encontro dos Gestores do Sistema Estadual de Segurança Pública e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira do Pará (GGIF/PA), juntamente com representantes de órgãos de segurança federais e Forças Armadas. Entre os principais alinhamentos estão os programas e ações de fiscalização e proteção nas fronteiras e divisas da federação, incluindo rotas que cruzam o Pará, que têm garantido resultados expressivos, inclusive nas apreensões de drogas.