Correio de Carajás

Repórter Correio

Advocacia

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Marabá vai inaugurar nesta sexta-feira, dia 26, uma sala da advocacia no Fórum de Itupiranga. A solenidade será às 11 horas. Já no período da tarde, às 16 horas, ocorre a inauguração do coworking na sede da Subseção, na Nova Marabá. O dia de atividades segue com a abertura da Caravana COP 30, às 16h30. Entre os palestrantes: Raphael Sampaio Vale, advogado e co-fundador da coober cooperativa brasileiro de energia renovável; Tátilla Brito Pamplona, procuradora do Estado do Pará e Cilene de Jesus Dórea, procuradora-chefe da Procuradoria Federal da AGU junto à Sudam.

UEPA

Leia mais:

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou a sexta chamada subsequente do Processo Seletivo 2024 (Prosel 2024). O edital traz a relação de 14 convocados para os cursos de Licenciatura e Bacharelado, que concorreram a vagas de cotistas e não cotistas, nos campi de Ananindeua e Belém. A pré-matrícula on-line para todos os candidatos chamados nesta repescagem será nesta quinta-feira (25). Nesta sexta-feira, 26, é dia de verificação da autodeclaração pelas bancas de heteroidentificação, no horário de 9h às 13h, na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do campus/município para o qual obteve aprovação. Nos dias 26 e 29 também haverá matrícula presencial para cotistas e não cotistas.

Alok no Pará

O DJ Alok fará um show gratuito em Belém, em novembro deste ano. A novidade foi confirmada pelo próprio Alok que contou que o show será uma “contagem regressiva” para a COP30, que acontece na capital paraense em novembro do ano que vem. A turnê, batizada de ‘AUREA TOUR 2024/2025’ passar por Brasília, São Paulo Belo Horizonte e Goiânia só em 2025. Na legenda ele diz: “Próximo destino: Belém – PA para o lançamento da COP 30”.

Biometria

Sete em cada dez bancos brasileiros (75%) utilizam atualmente a biometria facial na identificação de seus clientes. O dado está na primeira fase da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, realizada pela Deloitte Consultoria. Ao todo, 24 bancos responderam os questionários elaborados e aplicados entre novembro de 2023 e março deste ano. As instituições que participaram da amostragem correspondem a 81% das que atuam no país. Além disso, 27 executivos do segmento concederam entrevistas à equipe da Deloitte.

Irregularidades

Um levantamento recente feito pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) aponta que em um ano, ou seja, de março de 2023 a março deste ano, a adimplência do licenciamento aumentou em 11,34%. Por outro lado, mesmo com a irregularidade de apenas 1,68%, mais de 50% dos veículos registrados no Pará continuam circulando o licenciamento vencido.

Irregularidades II

Em março do ano passado, a frota paraense era de 2.509.800. Um ano depois houve um aumentou, totalizando 2.662.041. Mesmo com a frota em ascensão, a inadimplência caiu de 54,62% para 52,37%. “São dados animadores, porém ainda preocupantes quando percebemos que uma maioria ainda insiste em trafegar no trânsito de forma irregular”, comenta o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

No Maranhão

Em uma ação realizada na manhã de 23 de abril, a Polícia Civil do Maranhão, conseguiu cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado de cometer um homicídio no estado do Pará. A ordem judicial foi cumprida na zona rural da cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Segundo a 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, o crime teria ocorrido no município paraense de Dom Eliseu, em 2021. Em Pinheiro, o investigado morava com sua esposa. Após os procedimentos cabíveis, o preso foi encaminhado para Unidade Prisional em Pinheiro, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Paralisação

O presidente da Central das Cooperativas de Transportes de Parauapebas (Central), Francisco Brito, divulgou um vídeo nesta quarta-feira (24) informando a paralisação do transporte público de Parauapebas por falta de combustível. “A nossa parada hoje foi por falta de combustível, não é greve, é por falta de combustível para se trabalhar”, explicou.

Sem resposta

O Correio de Carajás procurou a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pelo repasse dos recursos à cooperativa, mas até a publicação desta nota não obteve retorno. Essa é a segunda paralisação do transporte público neste ano por falta de combustível. A primeira ocorreu no mês de janeiro.