Correio de Carajás

Repórter Correio

36 anos

Curionópolis divulgou nesta segunda-feira a programação oficial do seu 36º aniversário de emancipação. Para celebrar esta data especial, a Prefeitura preparou uma grande festa, com shows nacionais e a entrega de obras. Na lista de inaugurações: Posto de Saúde da Chamonlândia, Posto de Saúde do Panorama, Posto de Saúde Miguel Chamon, Escola Municipal Maria Belarmina (Serra Pelada), Praça da Juventude (Serra Pelada) e a tão aguardada Estrada de acesso à Serra Pelada.

De novo?

Leia mais:

Encastelada atrás de seus muros, de onde tem pouquíssima relação com a comunidade de Marabá, a não ser pelos empregos, a JBS viu novamente um vazamento de gás amônia acontecer na sua área industrial. Certamente um fato que embora não tenha redundado em mortes, é um fato grave e que abre vários questionamentos sobre os protocolos de segurança e procedimentos internos no curtume e frigorífico. Multinacional de alimentos, a indústria certamente precisa apresentar índice zero de ocorrências desse tipo, mas não é o que vem se verificando.

Ataque a partido

O ministro do Turismo, Celso Sabino (UB), denunciou à Polícia Federal um ataque a tiros contra a sede estadual do partido União Brasil no Pará, onde é presidente. O ataque ocorreu na madrugada desta segunda-feira (22), na Rua Ferreira Cantão, bairro Campina, no centro de Belém, no Pará. Ninguém ficou ferido. No local, ao menos três marcas de tiros foram encontradas, sendo duas em uma parede e outra em uma das janelas. A sede não possui câmeras de segurança.

Ataque a partido II

Em nota, a Polícia Federal informou, na metade do dia, que estava ciente do caso, apesar de ainda não ter sido comunicada de maneira formal. “Todavia, já foram iniciadas diligências para apuração do caso”, destacou. Já a Polícia Civil informou que o caso foi registrado e está sendo investigado pela delegacia do Comércio, em Belém. O crime, segundo a assessoria do ministro, ocorreu horas após ele deixar a capital com destino a Brasília. O ministro visitou 8 municípios paraenses, onde realizou o lançamento de pré-candidaturas do partido às prefeituras locais.

Ainda em mistério

O barco encontrado à deriva com corpos em decomposição, na região de Bragança, no litoral paraense, ainda é um mistério. A Marinha Brasileira afirma que a embarcação de 13 metros de comprimento não tinha qualquer motor ou sistema de propulsão. A Polícia Federal investiga se o equipamento foi furtado por pescadores na costa brasileira ou se o barco chegou ao país por meio de correntes marítimas. Mais de 14 mil imigrantes chegaram às Ilhas Canárias, arquipélago espanhol que era o provável destino do barco encontrado com 9 corpos no Pará, de 1º de janeiro até o último dia 15, segundo dados do Ministério do Interior da Espanha. O número equivale a um aumento de 490% na comparação com os 2.376 registrados no mesmo período de 2023.

Rota

O trajeto da África em direção à Europa pelo Atlântico é a segunda rota mais mortal do mundo, atrás apenas da que segue pelo Mar Mediterrâneo, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Embora as Ilhas Canárias fiquem relativamente próximo da costa africana, muitas embarcações – em geral pequenas e precárias, como a que chegou ao Pará – acabam se afastando do litoral, acabam se perdendo no mar ao tentar escapar da vigilância de guardas costeiras, correndo o risco de cair em correntes marítimas no alto mar.

OAB

A Ordem dos Advogados no Pará (OAB-PA) solicitou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, a suspensão de medida da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que impede a entrada de advogados em todas as casas penais no estado. Uma portaria da Seap determinou as restrições, após dois assassinatos de agentes penais em 24 horas no Pará. Presidente de Prerrogativas da OAB, o advogado Braz Mello informou que o mandado de segurança foi endereçado ao desembargador federal Novély Vilanova.

Força Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira (22) o emprego da Força Nacional para garantir a segurança do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como Enem dos Concursos. As tropas vão desembarcar no dia 3 de maio em Cruzeiro do Sul, no Acre; Alta Floresta, em Mato Grosso; Corumbá, em Mato Grosso do Sul; Rorainópolis, em Roraima; São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção, todos no Pará. Os policiais permanecerão nas cidades até 6 de maio. De acordo com as portarias assinadas pelo ministro, a Força Nacional será empregada na garantia da ordem pública e na segurança de pessoas e do patrimônio.